Uma coisa que todo empreendedor deve fazer, segundo especialistas é analisar sua empresa, verificar as falhas (se existirem) e corrigi-las. Dessa forma, suas chances de fechar um negócio de sucesso aumentam bastante. . “A setorização da loja, por exemplo, ajuda o cliente a achar mais fácil os produtos”, exemplifica Leonardo Marchi, sócio-diretor da Praxis Business.
Um dos fatores que também mais faz diferença é a equipe, pois ela é a grande responsável por uma venda perfeita e um cliente satisfeito, sendo predominante na hora de determinar se aquele consumidor irá voltar ou não ao seu estabelecimento. Porém existem outros aspectos que podem ser melhorados no processo. Confira abaixo as recomendações de Marchi e Mário Rodrigues, diretor do IBVendas.
1 – Cuide bem do seu estoque
Ter um estoque bem organizado significa economia de tempo para sua equipe. Caso sua loja venda em varejo, quando o cliente solicita um produto que não está exposto e o vendedor precisa buscar no estoque, a demora na busca pode ser desgastante para ambos os lados. Outro erro comum, é um vendedor vender algo que não tem no estoque ou o garçom oferecer algo que não tem no cardápio ou que esteja em falta, por isso, deixe o estoque organizado e deixe a equipe ciente disso.
2 – Treine bem sua equipe
Toda empresa acaba lidando com cliente difícil, cedo ou tarde isso acontece, por isso sua equipe precisa estar bem treinada para saber enfrentar situações do gênero. “Se não tiver o produto, o ideal é levar um similar. É saber aproveitar a situação”, explica Marchi. Outro fator importante, quando houver promoções ou ofertas, deixe toda a equipe ciente disso para não haver confusões ou constrangimento das duas partes.
3 – Atente-se aos meios de pagamento
A estrutura do caixa do negócio não deve ser negligenciada, pois além do treinamento do responsável pelos pagamentos, o processo tem que ser ágil. “Normalmente, o caixa que é o gargalo do processo de venda”, afirma Marchi.
Se tudo ocorreu bem até chegar a hora de fechar a compra, a demora só é justificável em casos extremos, pois corre-se o risco de o cliente desistir.
4 – Esteja preparado para imprevistos
Todo empreendedor deve estar pronto para emergências, a luz acabou, o computador travou, o banheiro entupiu, etc. “O empresário tem que estar atento a tudo isso”, afirma Marchi. Por isso é aconselhável que você tenha ferramentas para ajudá-lo nesse momento.
5 – Tenha um bom relacionamento com seu fornecedor
Para evitar problemas na gestão do seu estoque ou que a falta de um produto, carro chefe do seu negócio, interfira diretamente no caixa da empresa, o bom relacionamento com os fornecedores deve ser conquistado.
Para Rodrigues, negociar prazos com os clientes, por exemplo, depende do quão rápido o fornecedor poderá repor o produto em falta. Ter um bom planejamento e agendar prazos para entregas evitam esse tipo de dor de cabeça.
Com informações da Exame.
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