O concorrente lançou uma promoção, o que fazer? Essa é uma pergunta que muitos empreendedores fazem nessa hora. O mercado está bem mais competitivo e todos buscam uma forma de destacar-se no mercado para atrair o consumidor, então é nessa hora que você deve ter uma boa resposta a alguma promoção ou oferta que o concorrente vá fazer. Pensando nisso, a Exame e o especialista Eduardo Andrade listaram 4 dicas que vão ajudá-lo nisso.
1 – Inicie um estudo para entender o estágio do ciclo de vida em que seu produto se encontra
A disputa através de promoções em forma de alterações de preço geralmente se dá em estágios maduros ou de declínio do ciclo de vida. A recomendação nesse caso é investir em produtos que estejam na fase introdutória ou de crescimento de vendas. Sua empresa, por consequência, terá o portfólio de ofertas mais atualizado e com produtos/serviços diferenciados. Nessas fases, o consumidor, por escassez de oferta, tende a ser menos sensível a preços.
2 - Pesquise sobre as intenções e recursos do concorrente
Procure descobrir as intenções da empresa concorrente, o que ele pretende com essa promoção? O preço irá voltar ao normal? O produto que ele vende é diferenciado? Essas informações irão lhe dizer muito sobre o concorrente e como responder a estratégia dele. Esteja atento ainda aos sinais de resposta dos outros concorrentes. Eles podem apontar possíveis caminhos.
3 - Entenda a sensibilidade do mercado a preços e qualidade
Segundo Eduardo, a maioria das empresas buscam mexer no preço sempre em primeiro lugar, pois isso atrai o cliente, mas acabam por esquecer da qualidade, e é nesse ponto que você deve investir. Pois você foge da guerra de preços, mantendo um produto de qualidade e chamando a atenção do consumidor.
4 - Entenda o comportamento dos custos em relação ao volume de vendas
Se existir uma elasticidade de custos que torne permissível uma compra em grande escala, esta pode ser uma saída interessante para confrontar a concorrência. Importante lembrar que ao repassar a diferença de preços ao consumidor você deve estar atento ao teto da demanda latente do mercado. A capacidade de entrega dos fornecedores, sua eficiência em escoar os produtos e competência em promoção de vendas para evitar estoques excessivos são também fundamentais.
A capacidade de resposta às promoções por preço pode demandar, em alguns mercados, reações em horas ou dias. Nesses casos nem sempre é possível fazer uma análise profunda da concorrência. O melhor então é ser proativo e prever as possíveis alterações de preços, preparando-se com os planos de contingência.
Com informações da Exame.
Nenhum comentário:
Postar um comentário