quarta-feira, 13 de março de 2013

Restaurantes exploram cada vez mais as ferramentas sociais na internet



As redes sociais vêm evoluindo de forma espantosa e se consolidando cada vez mais como um importante meio de relacionamento entre pessoas e empresas. O boca a boca sempre foi e sempre será um dos meios mais eficazes de se construir uma boa clientela e as redes sociais colaboram e muito para que este boca a boca virtual se propague de forma galopante. Para os donos de restaurantes que ainda não conhecem tais ferramentas ou não saibam como utilizá-las, preparamos algumas dicas para que seu restaurante entre no mundo virtual e tire proveito disto com profissionalismo.

Uma das principais ferramentas disponíveis para este relacionamento com o cliente é o Facebook. Uma rede social que forma uma rede de contatos entre amigos, clientes e parceiros. Mas de que forma podemos utilizar o Facebook a favor do nosso negócio?

O primeiro passo é criar uma página do seu restaurante no Facebook  Mas engana-se que uma página do seu negócio no Facebook seja a mesma coisa que uma página institucional do seu negócio na internet. Uma das principais características do Facebook é a interação. 

É preciso estar sempre atualizando sua página com promoções, informações úteis, divulgação de eventos, pratos e etc. As pessoas que se interessam pelo seu conteúdo ou que conhecem o seu negócio irão “curtir” a sua página e a partir daí todas as vezes que você publicar algo no Facebook estas pessoas verão a sua publicação, podendo compartilhá-la com outros amigos.

É importante lembrar que a interação existe por parte do cliente também, que pode comentar seu post. É por isto que deve-se acompanhar constantemente as interações dos clientes com o seu negócio, pois eles podem elogiar o seu restaurante e divulgar isto para mais 400 amigos que eles possuem e destes 400 amigos mais 5 compartilharem a mesma informação para mais 2000 amigos e assim sucessivamente. 

A rede social também pode ser cruel com os amadores. Um restaurante com péssimos serviços, atendimento, comida também pode atingir o mesmo número de pessoas numa rede social só que de forma negativa, com apenas uma reclamação de um cliente.

Mas isto não é motivo para se assustar. Em regra geral os restaurantes que mantém um bom relacionamento com seus clientes, respondendo até mesmo às suas reclamações na rede tendem a ter boa credibilidade dentre seus seguidores.

Com informações do site Gestão de Restaurantes.

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