quarta-feira, 4 de abril de 2012
Aprenda a reconhecer as qualidades e defeitos de seus concorrentes
Vários empreendedores já passaram por isso. O restaurante está indo muito bem, faturando alto, com muitos clientes, e então com alguns meses o faturamento cai e o público para de aparecer.
Um dos pontos mais relevantes que deve ser considerado na hora de uma crise é a análise de seu concorrente. Você precisa saber como ele está trabalhando. Faça algumas visitas ao estabelecimento, almoce ou jante por lá.
Analisar a concorrência é fundamental para manter sua empresa no caminho certo. Descubra seus pontos fortes e fracos e assim cuide para que seu estabelecimento possa se adequar ao padrão de exigência dos clientes.
1 – Avalie o Produto
Fique de olho na qualidade dos pratos servidos, o atendimento, quantidade e apresentação, observe o ambiente, verifique o que for mais pedido. Claro que você não vai copiar, mas assim você pode descobrir que variedade apresentar no seu estabelecimento.
2 – Ponto comercial: localização, estacionamento, facilidade de acesso, vitrines
Um dos primeiros pontos a serem considerados na hora de abrir uma empresa é a localização. Observe também a facilidade para estacionar, manobrista.
3 – Valores, formas de pagamento, prazos
Existem clientes que estão dispostos a pagar um pouco mais para obter melhor atendimento. Tenha cuidado para seu concorrente oferecer as mesmas coisas por um preço mais acessível. Muitos restaurantes oferecem diversas condições de pagamento como dinheiro, cartões, tickets refeição, cheques. Se seu estabelecimento não oferece as mesmas condições de pagamento está na hora de avaliar se já não seria o momento de oferecer mais opções aos seus clientes.
4 – Divulgação: intensidade, meios utilizados, frequência
“A propaganda é a alma do negócio”. Divulgue seu restaurante, assim conseguirá muitos clientes. Entre em contato com uma agência de publicidade para uma campanha. Caso sua renda não permita isso, existem diversos meios de divulgação mais baratos e se forem feitos com qualidade trarão um bom retorno para seu negócio. Invista em panfletagem, cadastre seus clientes e envie Newsletters por e-mail, monte pacotes especiais para datas comemorativas. Se você quer ser visto, então apareça.
5 – Força de vendas: quantidade e qualidade dos vendedores e pessoal de
atendimento
Um atendimento diferenciado pode fazer a diferença na hora do cliente voltar ou não. Invista no treinamento de sua equipe e avalie também se a quantidade de funcionários está de acordo com sua demanda.
6 – Credibilidade: a imagem do concorrente junto ao mercado
Procure saber das pessoas que moram na sua região, quais os restaurantes que elas frequentam. O que elas gostam e o que não gostam, assim você terá uma base para trabalhar, fazendo (ou não) exatamente aquilo que a clientela quer.
Com informações do site Gestão de Restaurantes.
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