segunda-feira, 2 de abril de 2012

Aprenda como não desmotivar aquele funcionário que deixou de ser promovido

Nem sempre é possível promover todo mundo, e a frustração pode acabar desenvolvendo-se dentro da empresa, mais do que se pode imaginar. Por isso é ideal que o empresário saiba lidar com isso para não desmotivar os funcionários. Caso isso aconteça é bom o empresário ser atento e habilidoso para acabar não perdendo o empregado.

Para o sócio-fundador da consultoria de gestão Muttare, Tatsumi Roberto Ebina, apenas um bom líder pode fazer a diferença na ocasião e se possível, transformar a frustração em oportunidade.

“Ao perceber um baixo desempenho do profissional e até mesmo certo abatimento, o gestor deve convidar o colaborador em questão para uma conversa para detectar o que está acontecendo”, explica. Para ele, apenas desse modo é possível entender o ponto de vista do colaborador e então orientá-lo para que o mesmo possa buscar seus objetivos.

Dicas
É muito importante que o gestor esteja sempre um passo a frente de sua equipe, podendo assim prever e antecipar qualquer reclamação de colaboradores insatisfeitos com decisões.

“Ele não deve esperar que um profissional o procure. Dependendo do perfil do contratado, tal questionamento pode ser feito de forma tempestiva e isso não é apropriado”, diz a manager da divisão de RH da Michael Page, Thais Teperman.

E qual seria a solução? Para Roberto Ebina, a melhor maneira de resolver este problema é conversar com o funcionário, conversando de forma que o empreendedor descubra as razões da desmotivação. “Sem esse papo fica difícil não frustrar alguém que esperava uma promoção”, diz.

“Um líder habilidoso deve sempre testar os funcionários que se acharem capazes por meio de novas oportunidades e desafios. Esse pode ser o diferencial para manter um profissional competente na empresa ou para perdê-lo para o mercado”, diz Ebina.

Profissional: como agir
Uma boa dica para os profissionais que não possuem a sorte de contar com um líder atento por perto é convidar o superior para uma conversa. Nessa hora, nada de timidez ou grandes arroubos emocionais; a recomendação é sempre fazer uso do bom senso.

Com informações do site Administradores.com

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