O começo de uma empresa nunca é fácil, e só após alguns anos é que o empreendedor começa a ver os lucros. Segundos especialistas, é nesse momento onde muitos empresários erram e se acomodam. É nessa época que ele deve avaliar melhor sua empresa. O fundamental é estudar e buscar formas de aumentar a lucratividade e deixá-lo ainda mais estável.
"No mundo de hoje, um empreendedor não pode se acomodar e ficar pequeno, senão perde para o concorrente na negociação com o fornecedor e não terá como pagar bons profissionais. O empresário deve ter clareza que tem de aumentar sua receita, sempre", explica Luiz Antonio Secco, de uma empresa especializada em varejo.
Luiz Antonio listou algumas dicas que você empreendedor pode usar para aumentar o lucro de sua empresa.
1 - Foque naquilo que realmente importa
"Existem algumas frases aparentemente óbvias, mas que não deixam de ser verdadeiras. 'Foque nas coisas mais importantes', por exemplo. 'Aumentar as vendas e reduzir gastos evitáveis é outra", destaca Secco. Segundo ele o tempo que o empresário investe para enxugar valores poderia ser usado na criação de ideias para vendas.
2 – Construa uma base de clientes
"Ninguém tem dinheiro para propaganda ou marketing quando é pequeno. Então, é preciso apostar na construção boca-a-boca", sugere Secco. Caso o investimento em anúncios ainda esteja fora de suas possibilidades seria interessante que o empresário concentre-se no visual da loja, procure deixá-lo mais atrativo. Outra ideia é fazer promoções de fidelização para solidificar sua marca e manter uma base de clientes. "Faça uma lista de clientes que podem parcelar o pagamento, ou ter 20% de desconto. Faça o comprador se sentir especial", aconselha.
3 – Mude o ponto do seu negócio
"Essa é outra área em que entra o lado pessoal. Muitas empresas ficam num ponto caro porque se acostumaram com ele", diz Secco. É fundamental que o empresário tenha em mente os prós e os contras de um determinado local, caso seu negócio seja um restaurante , deve-se sempre calcular que se por um lado a mudança reduz o preço do aluguel, por outro exige um esforço para manter a base de clientes, ou mesmo criar uma nova.
4 - Congele gastos
Quando um negócio está crescendo sem aumentar os gastos, consegue otimizar seus custos. Investindo o mesmo dinheiro, obtém uma receita maior - o que é por si só uma forma de aumentar os lucros. "Se a empresa cresce 20% ao ano e não aumenta os custos, ela está aumentando os lucros com a diminuição do custo relativo das vendas", explica Secco.
5 - Reveja os contratos com seus fornecedores
Uma outra dica seria renegociar os preços com seus fornecedores, mas é bom manter em mente que você precisar oferecer melhores condições pra eles, muitas vezes aumentar as compras. Uma ideia para não aumentar os gastos é unificar aquelas que eram feitas com mais de uma fonte no fornecedor que oferecer a melhor oferta. Uma outra alternativa é comprar de fora. "Comprar da China virou opção em muitos setores. Muitos produtos estrangeiros têm um bom preço, principalmente por causa do real valorizado", exemplifica Secco.
Com informações do Terra.
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