segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Tornou-se líder? Saiba enfrentar com esta nova fase





Com jovens cada vez mais capacitados no mercado não é novidade ver estes profissionais ocupando cargos de liderança, mas como ele deve lidar com este novo momento?

A gerente sênior da divisão de engenharia d marketing&vendas da Robert Half, Daniela Ribeiro conta que o profissional deve ter muita maturidade ou experiência ou ele pode acabar comprometendo seu cargo e sua equipe. Por isso, a gerente listou algumas dicas que irão ajudar o jovem a encarar a promoção com mais tranquilidade e sabedoria.

1. Vestir a camisa de líder e aprender a delegar

O bom líder precisa entender que existem tarefas que ele não consegue fazer, por isso é ideal que ele saiba lidar com os profissionais que vão realizar estes trabalhos. É interessante ler livros sobre esse assunto e assim tornar-se um bom líder.

2. Entender a situação da equipe
O líder deve sempre manter uma boa comunicação com  os funcionários, coloque-se sempre em uma postura de parceria. Para Daniela o bom líder precisar passar a imagem de “facilitador”, de quem está ali para ajudar.

3. Conversar individualmente com cada funcionário de sua equipe
Conheça cada funcionário, o que ele faz na empresa, a quanto tempo está lá, etc. Conheça aquele profissional e o que ele espera do novo líder.

4. Envolver e estimular a equipe para alcançarem juntos os resultados
“O líder precisa entender o que motiva cada integrante de sua equipe para trabalhar com cada um, de forma individual”, sugere.

5. Ter um olhar para a empresa
Daniela enfatiza que juntamente com o olhar atento para a equipe, o líder deve saber que toda decisão deve ser tomada pensando no que vai ser melhor para a companhia.

6. Assumi a gestão da minha equipe
Se você era funcionário e recentemente foi promovido a algum cargo de liderança, as dicas cima podem lhe ajudar, mas Daniela lembra que este movimento é muito delicado.
Neste caso, ela acredita que mais do que nunca o líder deve fazer as conversas com sua equipe e se colocar numa postura “mais humilde e de mais ajuda, evitando criar inimizades", enfatiza.

Com informações do site Administradores.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário