sexta-feira, 5 de outubro de 2012
Saiba como ter em mente a hora certa de abrir uma empresa
Ser um empreendedor é algo difícil, e nem todo mundo está preparado para entrar no mundo dos empresários, por isso quem deseja abrir uma empresa deve considerar alguns fatores antes para evitar dores de cabeça futuras. Dalton Viesti, coordenador de graduação da Trevisan Escola de Negócios conta que quem quer tornar-se um empreendedor deve ler pelo menos um livro sobre o assunto, para entender o processo na prática. O segundo passo é buscar um mercado em que já possua algum know-how e analisar as possibilidades que esse setor dispõe para novas empresas.
"O que é básico e todo o empreendedor deve saber é: nunca entre em um negócio sem conhecimento nenhum", alerta o professor. Apostar em algo com zero de know-how torna o risco maior. "Até quem está há muitos anos em um setor admite que ainda tem muito a aprender", diz.
Perfil empreendedor
Para Dalton, a hora certa para abrir sua empresa é quando você já se considera maduro o bastante e sabe que tem o perfil adequado para essa carreira. O especialista comenta que algumas pessoas tem uma noção errada sobre empreender, e acham que podem resolver todos os problemas sem uma preparação. Uma coisa é a vontade de ter um negócio. Outra é a capacidade, a maturidade, para gerir esse empreendimento", esclarece Dalton. "Se sou taxista e ganho R$ 100 em uma corrida, tenho que saber que parte desse dinheiro vai para os impostos, para a manutenção do veículo, para o combustível, ou seja, para a gestão do meu negócio", exemplifica.
Dalton alerta ainda sobre o problema que pode aparecer caso você utilize sua empresa como uma válvula de escape para outros problemas profissionais ou pessoais. "Em uma situação de demissão, por exemplo, a pessoa pode acreditar que uma saída é usar a indenização para investir em um negócio próprio. Se o perfil dele não for de empreendedor, possivelmente não terá sucesso na carreira ou, assim que receber uma proposta de emprego, ele vai deixar tudo para voltar a ser funcionário", alerta. Nesse caso, o ideal é não agir por impulso. "É melhor refletir do que gastar o dinheiro que poderia ser garantia para os meses em que essa pessoa busca um novo emprego", orienta Dalton.
O mercado
Segundo o professor, não existe uma hora certa para deixar sua carreira para trás, mesmo que você tenha uma boa posição, salário satisfatório e estabilidade, porém você deseje seguir a carreira de empreendedor, é ideal que você tente. Mas antes de jogar tudo pro alto e tentar você deve analisar o mercado (nicho para o serviço ou produto que deseja oferecer) e vários outros fatores para não se decepcionar.
"Não adianta entender do mercado se o setor não tiver espaço para o que ele deseja oferecer", explica o professor. Por isso, é importante fazer uma boa pesquisa antes. Ou seja, sondar quem seriam seus concorrentes, entender o público-alvo e suas necessidades, fazer os cálculos de quanto o negócio custa e quanto pode render. "Uma ideia pode ser ótima na cabeça, mas, ainda no papel pode apresentar problemas de aplicação e custos", orienta Dalton.
Investimento
Se a sua empresa for precisar de investimento externo você deve buscar parcerias antes de seguir em frente. Deixar a procura por investidor para mais tarde é um risco alto. Já o empreendedor que vai investir do próprio bolso, precisa ter em mente que o negócio deve custar a metade do montante que possui. "A outra metade tem que estar guardada para eventuais dificuldades que não estão no planejamento", afirma o professor.
Quando lançar o negócio no mercado
Segundo Danton, você deve aproveitar a sazonalidade que o mercado escolhido favorece, mas o empresário deve tomar algumas precauções com esta estratégia. Ela, normalmente, tem mais sucesso com marcas que já são consolidadas, como as franquias.
Segundo o professor, para lançar uma nova marca, o ideal é abrir o negócio antes do período de grande movimento. Assim, nos picos de sazonalidade, o empreendimento já será conhecido dos consumidores que procuram o produto ou o serviço que ele oferece.
Com informações do Terra.
Marcadores:
abrir empresa,
empreendedor,
empresa,
investimento.,
mercado,
perfil empreendedor
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário