quarta-feira, 17 de outubro de 2012
O seu restaurante possui um gerente? Conheça a razão para se ter um e quais são suas funções
Hoje em dia a grande maioria dos restaurantes e bares possui um gerente administrando tudo, mas você gestor, já se perguntou se tem mesmo um gerente? Quando o cliente entra em um estabelecimento e encontra mau atendimento, falta de mercadoria, qualidade das refeições, longas filas, mesa suja, dentre vários outros problemas ele irá querer falar com o gestor. O seu está preparado? Se você pensou bem para responder talvez seja a hora de prestar atenção, pois o seu estabelecimento não possui alguém preparado.
Assinar a carteira de um colaborador como gerente e dar a ele a autonomia de abrir e fechar seu estabelecimento não o qualifica como tal e você pode estar jogando dinheiro fora. Mas muitas das vezes a culpa pela sua ineficiência não é do próprio gerente e sim do dono do estabelecimento.
Muitos restaurantes promovem garçons, atendentes para a gerencia achando que está tudo bem, mas na verdade está cometendo um erro, não que o profissional em questão não mereça, pois é uma demonstração da valorização do funcionário que demonstrou empenho e dedicação. Mas o erro está na falta de qualificação. Para um profissional ocupar o cargo da gerencia é necessário avaliar se o mesmo está qualificado para a função. Oferecer ao funcionário um curso de gerenciamento de restaurantes e bares é fundamental para que o profissional conheça ferramentas e mecanismos de gerenciamento para promover o seu negócio. Lembre-se, Um profissional qualificado gera retorno financeiro, economia, menos transtorno e mais retorno
Abaixo listamos algumas das funções que o gerente deve realizar em seu bar ou restaurantes, confira se tudo abaixo está sendo realizado pelo seu gerente, caso você constate que não, é um sinal de alerta!
Planejar, supervisionar, coordenar e controlar as atividades do restaurante
Estudar o custo das mercadorias e lista de preços nos diferentes cardápios
Treinar o pessoal de cozinha e salão, se necessário;
Supervisionar o bom andamento da cozinha, sala e bar;
Manter contato direto com os comensais a fim de Ter ciência do bom
andamento do serviço;
Zelar pelas condições de segurança no trabalho;
Manter a eficiência de maquinas e equipamentos.
Supervisionar o recebimento de mercadorias (qualidade e quantidade);
Atender fornecedores;
Controle de Estoque
Acompanhar a receita da empresa e promover ações contínuas para seu melhoramento.
Promover o bom convívio entre toda a equipe
Planejar a escala de trabalho dos colaboradores
Manter e seguir as normas de limpeza e higiene
Conferir a organização do salão
Com informações do site Gestão de bares e restaurantes e do especialista Alison Alves Figueiredo
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