sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Saiba como corrigir problemas típicos de novas empresas





Quando você abre uma empresa você deve estar atento aos pequenos, às vezes grandes, problemas que podem acontecer, pois os novos empreendedores tem várias fragilidades: São inexperientes, não possuem muitos recursos, não tem visibilidade, entre outros fatores.

Essas fraquezas surpreendem todo micro-empreendedor e se ele não tomar cuidado pode acabar fechando as portas, por isso ele deve se preparar e tomar algumas medidas para salvar seu negócio.

Decerto que o novo negócio surge e se sustenta sobre os ombros do empreendedor ou da equipe empreendedora. As estatísticas mostram que as suas chances são bem menores caso você empreenda sozinho.

Vendo isso, a colunista da UOL, a Rose Mary Lopes, Professora e coordenadora do núcleo de empreendedorismo da ESPM listou algumas dicas que podem ajudar você empreendedor a atenuar essas fragilidades e aumentar as chances de sobrevida e de crescimento.

1. Tenha por perto um mentor: Alguém experiente e de confiança

Quando você começa seu negócio surgem todo tipo de dúvidas e obstáculos, e uma ideia para ampliar a sua capacidade (e do time empreendedor) é contar com algum especialista ara lhe ajudar. Algumas firmas prestam o serviço de consultoria, mas se você não possuir recursos para esse investimento a solução é contar com algum amigo ou parente que entenda o assunto e irá ajudar você e sua equipe.

“Se, desde a concepção do seu negócio, você já pedir ajuda, vai ser mais fácil contar com a possibilidade de ter encontrado alguém disposto a cooperar. E, por incrível que pareça, há muitos empreendedores, empreendedoras, investidores e especialistas dispostos a ajudar aqueles que se iniciam nas lides empreendedoras”. Comenta a especialista.

2. Avalie o grau de inovação do seu produto ou serviço

Especialistas afirmam que alguns erros podem ser evitados pelos novos empreendedores e que aumentarão as probabilidades de atravessar as etapas iniciais do negócio. Em primeiro lugar, examine o grau de inovação do produto ou serviço que você pretende prestar a empresa. Se houver pouco ou nenhum diferencial pode ser menor a chance de sucesso. “ Lembre que o rastreamento de conhecimento, de tecnologia e a busca de inovação serão permanentes. O radar do empreendedor e de sua equipe deve estar
sempre antenado com o que há de mais moderno que possa ser agregado para se manter à frente na competição.” Afirma Rose Mary.

3. Priorize estratégias de venda

Lembre-se que a estratégia de venda deve ser a prioridade da sua empresa. Seu negócio somente prosperará na medida em que resolver problemas e sofrimentos dos seus clientes. Dependendo do setor que sua empresa atue a concorrência será menor, investigue, faça networking. Tenha um foco claro.

4. Cerque-se de colaboradores alinhados com sua missão

A equipe que irá trabalhar com você é uma das coisas mais valiosas para sua empresa. Lute contra o erro da centralização excessiva e traga esses colaboradores para a realidade do negócio, fazendo com que se sintam importantes para a sua sobrevivência e resultados.

Como vocês, novos empreendedores possuem poucos recursos para atraí-los e mantê-los com salários e benefícios, os desafios, possibilidades de participação (o que inclui a acionária) e de crescimento podem ser a forma de compor um núcleo estável e com o qual possa contar.

Procure investir na capacitação de sua equipe. Isso demanda estímulo, atenção e um pouco do seu tempo. Hoje há muitos recursos para isso, online e a custo zero. Portanto,
não use desculpas.

5. Estabeleça alianças com fornecedores

Lembre-se que seus fornecedores são aliados importantíssimos no crescimento de sua empresa, por isso, construa bons relacionamentos de amizade com eles. Conquistar uma aliança estratégica com um bom fornecedor pode ser a base sólida que você precisa na conquista do mercado.

6. Deficiências de gestão

Má administração é um erro comum dos novos empreendedores, fique sempre alerta e nunca misture pessoa física com jurídica. Coloque, desde o início, uma clara separação entre essas duas esferas.

“Abaixe as suas expectativas quanto à sua remuneração. Ambição de ganhar muito dinheiro, pelo menos no primeiro ano (por vezes, até mais), pode ser uma ilusão.
Normalmente, o empreendedor tem que trabalhar muito e ganhar pouco nas etapas iniciais do negócio. O pagamento de outros recursos e despesas tem a prioridade”.
Explica Rose.

7. Crie processos

Definição de papéis e de processos são capacidades importantes a ser desenvolvidas.Fazem parte da aprendizagem organizacional. Quanto mais cedo forem iniciadas e aperfeiçoadas, melhor.

Com informações da UOL

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