quarta-feira, 10 de outubro de 2012
Pretende abrir seu restaurante em um shopping? Confira algumas dicas
Atualmente o Brasil tem 378 shoppings distribuídos por todos os estados (12 só em Fortaleza), e ainda existem 23 em construção por todo o país, segundo dados da Associação de Shopping Centers (Abrasce). No ano de 2008, os chamados templos do consumo tiveram uma alta nas vendas de 11,4%, o que representou um faturamento de R$ 64 bilhões. Se você está pensando em abrir um restaurante em um shopping, a oportunidade é boa. Mas leve em consideração alguns fatores:
Vale a apena?
Dependendo do ponto de vista sim. Os shoppings oferecem mais comodidades que os pontos nas ruas. Bancos, segurança, banheiro, conforto e estacionamento são algumas das amenidades disponibilizadas aos clientes. Porém você deve avaliar bem os custos que não são baratos, comparados aos pontos na rua.
Como escolher
O primeiro fator que o empreendedor deve observar é o perfil do freqüentador do shopping, avalie se ele tem o mesmo perfil que o seu empreendimento pede. Se for se instalar em cidades do interior, prefira locais que atraiam moradores de toda a região e não apenas da cidade. Nas grandes cidades, os shoppings buscam atrair os consumidores das redondezas, chamados de público primário. Isso porque, hoje, a tendência do consumidor é ir a um estabelecimento próximo de sua casa ou trabalho.
A dura realidade das luvas
A primeira despesa que você deve considerar na hora de avaliar se um ponto em shopping vale a pena é o valor das luvas do ponto comercial (a serem pagas uma vez, na escolha do local, a quem for o “dono” do ponto). O preço das luvas varia. Para quem está começando um negócio do zero, os valores são geralmente inviáveis. Mas esses valores podem variar.
Custos de ocupação
Calcule corretamente o custo de ocupação, esse valor é a soma das três despesas mensais: aluguel + taxa de fundo de promoção + taxa de condomínio. “O custo total não deve superar 15% do faturamento mensal do negócio, sob risco de inviabilizar o projeto”, diz o consultor Marcos Hirai, do Grupo Cherto.
O aluguel da loja
No mercado já é comum definir, como aluguel, um valor mínimo em reais e também um percentual sobre as vendas. Ao fim do mês, paga-se o que for maior. Definir o valor do aluguel é operação complexa: um único shopping pode ter 20 preços diferentes por metro quadrado. São valores cobrados para áreas distintas, como corredor principal e praça de alimentação. Pela regra, quanto maior o fluxo de pessoas em determinado local, mais caro será o aluguel.
Fundo de promoção e condomínio
O fundo de promoção é a taxa cobrada mensalmente para divulgar o shopping, e no geral, é 20% do valor do aluguel. A taxa mensal de condomínio, por sua vez, cobre despesas com energia, água, limpeza, administração e segurança do shopping.
Abrir um restaurante em um shopping requer preparo, capital e organização, mas essa complexidade pode ser substituída por bons lucros, visto o público e facilidade que o shopping tem para atrair clientes, principalmente se for bem localizado.
Com informações do site Uol
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