quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Como melhorar o seu processo de estocagem

Se constantemente no estoque do seu estabelecimento você procura por produtos e não os encontra ou depara-se por várias vezes com produtos estragados,  significa que seus processos de estocagem devem ser revistos, pois seu estabelecimento está perdendo dinheiro. Para muitos gestores o controle do estoque é algo difícil de ser administrado, mas o mais difícil mesmo não é criar ou programar processos, mas sim fazer com que estes processos sejam realizados diariamente.



Seguem algumas recomendações para você que deseja programar um bom processo de controle de estoque em seu restaurante

1. Crie um formulário de pedido para cada categoria do estoque, como carnes, produto de mercearia, bebidas, material de limpeza e etc.

2. O formulário de pedido deve incluir colunas como descrição, quantidade, unidade (kg, lt, gr, un),  tipo de produto, observação, pessoa solicitante, visto do conferente, data da solicitação.

3. Os itens pedidos no formulário devem ser organizados de acordo como são organizados no estoque. Isto facilita a separação e o processo de organização do estoque. Arrume os alimentas na sequência: seca, refrigerada e congelada.

4. Decida quantas vezes e em quais dias você vai fazer o pedido de produtos para cada categoria. Por exemplo:
Refrigerante, cerveja e vinho: segunda-feira.
Produtos e laticínios: duas vezes por semana
Carnes e frutos do mar: duas vezes por semana
Mercearia: segunda-feira
Hortifruti: Diário

5. Faça uma média do consumo de cada item e deixe anotado em uma planilha. Isto o ajudará no momento das compras para não comprar demais nem de menos. E faça sempre o planejamento das compras pensando no consumo do final de semana.

6. Não deixe de organizar os produtos por datas de validade ou utilizando o PEPS (Primeiro a Entrar é o Primeiro a Sair)

7. Designe uma pessoa específica para manusear o estoque. Caso isto não seja possível designe pessoas por setor, mas não permita que o estoque fique sempre aberto com livre acesso.


Com informações do site Gestão de Restaurantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário