Para alcançar competitividade no mercado, é fundamental estar atento ao impacto da empresa no ambiente e na sociedade
Diante de um cenário de constantes mudanças climáticas, a sociedade cobra das empresas atitudes que levem ao desenvolvimento sustentável. A preocupação com a sociedade não é mais tarefa exclusiva de grandes corporações.
Estar alinhado com esse pensamento é requisito básico para o sucesso de qualquer negócio, independentemente do seu porte, natureza e segmento. Para acompanhar as tendências de gestão e alcançar competitividade no mercado, as micro e pequenas empresas precisam investir em sustentabilidade.
O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) traz orientações para a estruturação de práticas sustentáveis, que pressupõem o reconhecimento da comunidade e da sociedade como partes interessadas de uma empresa. Veja a seguir quatro sugestões para uma gestão mais verde.
1 - Faça um raio x da empresa Em um primeiro momento, a companhia deve mapear as atividades que podem gerar impactos negativos ao meio ambiente e tratá-los de forma planejada, estabelecendo metas para eliminar, minimizar ou compensar tais consequências. Entre esses impactos, estão o consumo não controlado de água, energia elétrica e combustível, e também o descarte incorreto de sobras de produção, lixo, lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressora e embalagens.
2 - Prepare-se para o inesperado Também é essencial estar pronto para eventuais acidentes ou situações de emergência: a ideia é adotar uma ação planejada e eficiente, minimizando o impacto desses acontecimentos. Nesse sentido, recomenda-se realizar treinamentos de situações emergenciais e documentar seus resultados, para saber qual o nível de preparação da empresa.
3 - Conheça a legislação Para que a empresa tenha uma ética e correta, é preciso estar ciente da legislação ambiental na área em que está localizada. Também é importante manter-se atualizado em relação às exigências legais aplicáveis aos seus serviços,
produtos, processos e instalações.
Assim, torna-se mais fácil atuar de
forma proativa, tratar pendências e evitar eventuais sanções.
4 - Tome a iniciativa Se o empreendedor quiser se destacar entre a concorrência e construir uma imagem positiva perante o mercado e a sociedade, é fundamental que crie projetos de forma voluntária.
Pode ser interessante desenvolver parcerias para a implantação ou apoio de ações que contribuam para a solução de grandes problemas mundiais, como o aquecimento global, a recuperação de ecossistemas, a minimização do consumo de recursos naturais, a reciclagem e a reutilização de materiais, entre outros.
Com informações do site Pequenas Empresas, Grandes Negócios.
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