segunda-feira, 27 de maio de 2013

Veja seis dicas para fazer com que sua franquia lucre mais


Franquias são uma das modalidades de negócios que mais crescem no país devido aos benefícios que oferecem, porém o sucesso não é garantido e mesmo que você invista em uma franquia de sucesso nada indica que você alcançará o mesmo resultado. O desempenho do franqueado influencia – e muito – no lucro da franquia.

Mesmo sem mexer nos padrões estabelecidos pelo franqueador, é possível desenvolver uma gestão mais ativa e conseguir resultados positivos. “O sucesso de uma franquia tem um tripé: bom negócio, bom operador e bom ponto", diz Liana Bittencourt, diretora do Grupo Bittencourt.

1 – Controles custos

A gestão da loja é responsabilidade do franqueado, independente do treinamento, segundo Liana o critério utilizado pelo empresário para análises financeiras deve ser mais rígido. “Ele pode desenvolver seu próprio Demonstrativo de Resultado e acompanhar o fluxo de caixa de no mínimo seis meses”, diz.

Para Luis Henrique Stockler, da consultoria ba}Stockler é muito importante ser rígido com custos. “As pessoas ficam correndo atrás da receita e não controlam as despesas. São poucos os franqueadores que cobram esse controle dos franqueados. Monitore para ver onde o custo está crescendo ou onde pode economizar”, indica Luis “A rentabilidade escorre nos detalhes”, conclui Liana.

2 – Acompanhe as vendas

Tenha um controle sobre o fluxo de produtos (ou serviços) da empresa. Não adianta comprar uma coleção e deixar para forçar a venda do que sobra apenas na época da liquidação. O controle do giro tem que ser semanal”, ensina Stockler. É bem simples: você precisa acompanhar quais itens estão sendo mais vendidos e quais estão parados no estoque. Com estes dados, o empresário deve tomar medidas semanais ou mensais para ver se os itens menos populares começam a ser vendidos.

3 – Avalie os produtos

Com o giro de produtos atualizado, o franqueado consegue identificar o que vende mais e o que o público espera de sua loja. “Um produto não vende por três motivos: não teve exposição, o preço está errado ou o item é inadequado para o seu mercado”, indica Stockler. Para cada uma dessas conclusões, o franqueado pode tomar ações de curto prazo para melhorar o resultado e também planejar melhor as próximas compras.

4 – Motive os funcionários

Passar a cultura da empresa para os funcionários constantemente é tarefa do franqueado. “Se ele consegue traduzir a cultura da empresa, consegue ter colaboradores mais formados e mais eficientes, porque eles comungam dos mesmos princípios”, indica Liana.

Segundo a consultora, geralmente, só o franqueado participa de convenções e treinamentos fornecidos pela rede. “Outro ponto diretamente ligado à responsabilidade do franqueado é a motivação também para aumentar as vendas”, sugere.

5 – Seja o exemplo

A ligação entre a marca, clientes e funcionários são os franqueados. Por isso, seu comportamento no negócio precisa ser exemplar. “As pessoas precisam de lideranças. Ter uma franquia não é sinônimo de resultado financeiro e sucesso com menos trabalho. Ele tem que ser a pessoa que melhor atende um cliente e que cuida bem dos colaboradores”, aconselha Liana.

6 – Faça ações locais

Uma das vantagens da franquia é que as ações de marketing já são formuladas pela rede, entretanto, o franqueado pode utilizar sua influência local para atingir melhores resultados. “Ele pode tecer parcerias na sua área de influência, divulgar a unidade localmente ou fazer trocas de divulgação com outros comércios locais. Isso talvez possa gerar para as unidades um resultado diferenciado, mas exige muito da dedicação dele em se fazer ser lembrado e se relacionar bem”, afirma Liana.

Com informações de Exame.

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