Ser chefe não é fácil, e todos estão sujeitos a comportamentos inadequados, porém alguns abusam disso e tomam atitudes que pegam mal para eles, e consequentemente, para a empresa. Diante dessa situação, a Exame listou 5 atitudes muito utilizadas por empreendedores que devem ser por aqueles que pretendem ser bons chefes.
1 – Ser incoerente
Ninguém gosta de incoerência, ainda mais no ambiente profissional. Se você exige uma conduta, a cumpra. Caso você faça o contrário, na melhor das hipóteses você irá virar motivo de chacota, perdendo sua autoridade. Mantenha a coerência entre o que você pede e o que você faz.
2 – Bancar o perfeito
Já ouviu aquele ditado “Errar é humano”? essa máxima se aplica aqui, ninguém é perfeito, e todo mundo tem dificuldade em alguma atividade, por isso, não tente passar a imagem de perfeito para seus funcionários, isso passa arrogância, e ninguém gosta deste comportamento. As pessoas aceitam, compreendem e admiram o líder que aceita o fato de que há pessoas mais competentes que ele em determinadas áreas.
3 - Omitir informações
Liderar significa resolver problemas, mediar conflitos e tomar decisões que, muitas vezes, desagradam. Se tiver que tomar uma decisão difícil, ouça as partes, analise com frieza e decida da maneira mais justa possível.
4 - Agir com grosseria
Muitos gestores confundem firmeza com estupidez. Levantar a voz, ameaçar aleatoriamente, usar palavrões ou abusar do poder para conseguir a obediência das pessoas é uma maneira de perder respeito e o comprometimento de seus subordinados.
5 – Ser egocêntrico
Não dar crédito a quem merece, assumir todas as glórias, ressaltar com muita frequência os próprios feitos e exagerar na autoconfiança causam péssima impressão, e mesmo que seja verdade não tenha esse tipo de atitude. As pessoas tendem a desconfiar de quem precisa, exageradamente, de aplausos.
Caso você tenha algumas dessas atitudes talvez seja a hora de rever o seu comportamento, pois isso é prejudicial a sua imagem, e consequentemente a sua empresa. Se não puder eliminá-las, procure pelo menos evitá-las. Seus consumidores, fornecedores e principalmente seus subordinados perceberão seu esforço e retribuirão com melhor desempenho.
Com informações de Exame.
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