Para uma empresa nova que está tentando se firmar no mercado talvez o marketing digital seja o caminho, cada vez mais os empreendedores estão investindo nesta área para saber o que pensam os consumidores online. Com custos mais acessíveis, o marketing digital se tornou um aliado para aumentar as vendas desses negócios.
Através de dedicação o empresário pode realizar este trabalho ele mesmo, criando contas em redes sociais e postando conteúdo, mas é claro que a ajuda e um profissional facilita muito mais as coisas. Estas redes serão aliadas do seu site.
1 – Produza conteúdo
Uma boa ferramenta para atrair clientes é produzir conteúdo, livre de propagandas do seu produto, e virar referência na sua área de atuação. “O que mais funciona, até porque pouca gente faz, é conteúdo educativo sobre o tema do seu negócio. O resultado em tração de potenciais clientes e até na conversão é muito grande”, explica Eric Santos, CEO da Resultados Digitais, empresa focada em marketing digital para pequenas empresas.
2 – Use bem as redes sociais
As redes sociais como Facebook e Twitter são ideias para quem está começando e precisa de visibilidade online, entretanto, não basta criar um perfil, é necessário utilizá-lo com sabedoria e estratégia, ou as redes irão se voltar contra você. É preciso engajamento, Se você erra, admita que errou. Quando você trata bem o cliente, a coisa funciona”, diz Tiago Luz, co-fundador da infracommerce.
3 - Pense no curto e no longo prazo
A criação de conteúdo em um blog da empresa costuma dar retorno no longo prazo, quando o negócio ganha fama por ser especializado em sua área. “Ser referência não acontece do dia para noite. Por outro lado, tem uma série de coisas que dão resultado no curto prazo. Uma delas é a compra de mídia, como investir em Google Adwords ou no Facebook. Isso permite ganhar fôlego para trabalhar as estratégias de longo prazo de forma correta”, ensina o CEO da Resultados Digitais.
4 - Observe o mobile
Com smartphones mais baratos, os consumidores querem encontrar empresas e até comprar sem precisar usar um computador. É preciso se adaptar, criar apps, ter um site amigável às telas dos celulares e até pensar em ações específicas para este meio.
“O site tem que ser responsivo, aparecer no celular, no tablet e no monitor do computador. Não vale mais a pena gastar dinheiro fazendo um site que não seja assim . Leva mais tempo, mas se vai adaptar depois custa muito mais”, explica Luz.
5 – Não copie as grandes
Lembre-se, você está começando, e tentar copiar as estratégias utilizadas por grandes corporações pode trazer problemas para você. “O contexto de PME é totalmente diferente”, indica Santos. Uma sugestão é ficar de olho em redes de outras pequenas e médias empresas atuantes nas redes. “A realidade é diferente. A grande empresa tem orçamento maior e métricas diferentes. Para pequenas, as métricas devem ser mais próximas de resultado de negócio do que de criar um buzz”, diz Santos.
Com informações de Exame.
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