Aumentar o preço sempre é um assunto delicado para o empresário, ainda mais nos restaurantes, onde o fluxo é grande. Se esse reajuste for feito sem planejamento e cautela pode afastar os clientes. Não conhecer bem os custos do negócio pode fazer com que a empresa não consiga pagar suas contas.
Atualmente
a taxa de inflação subiu e ficou na média de 4,5% (com tolerância para dois
pontos percentuais para cima ou para baixo) e isso acaba resultando no aumento
de preços para o cliente, mas não é por isso que você precisa afastar a
clientela com esse aumento.
Mas,
antes do repasse, é necessário um levantamento dos valores praticados no
mercado e dos custos fixos da empresa. Segundo Cláudio Gonçalves, economista e
professor da Trevisan Escola de Negócios, um aumento de preços feito sem
observar a concorrência pode levar a perda de competitividade.
Para
Gonçalves, aumentar os preços ficou mais difícil com o surgimento de novas
tecnologias: "Hoje o cliente pode chegar a uma loja e procurar no
smartphone o mesmo produto que está na vitrine. Se o preço for muito diferente,
você perde o cliente".
O sócio
da consultoria Praxis Business, Maurício Galhardo disse que dependendo do caso,
compensa para o empresário assumir o prejuízo do produto de forma que a
inflação não atinja o cliente. Para compensar é interessante o número de
clientes aumente. Também é possível, diz Galhardo, trabalhar com preços mais
altos que a concorrência, oferecendo outros diferenciais para atrair clientes.
Entre
eles, o consultor destaca melhor atendimento ou entrega rápida: "Pesquisar
diferentes fornecedores e negociar melhores preços faz parte da estratégia
básica para o empresário", diz o consultor do Sebrae-SP Salvador Cerrato.
Com informações do site
cozinhaprofissional.com.br
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