Segundo o Sebrae, o número de empreendedores no Brasil cresce cada vez mais, são pessoas que querem ser donas do próprio negócio e não ter patrão, conseguir a tão esperada independência financeira. Mas para isso, é necessário se encaixar no perfil empreendedor. O Sebrae listou algumas características que todo empresário deve possuir. Veja se você entra nesse perfil:
Capacidade de assumir riscos
O empreendedor de sucesso não deve temer desafios e riscos. Ele deve calcular detalhadamente as chances do empreendimento dar certo, considerando todos os fatores, para que não haja dores de cabeça no futuro.
Senso de oportunidade
Como dito acima, o empresário deve arriscar, ver oportunidade onde a concorrência só vê ameaça, buscar nos furos dos outros uma forma eficaz de lucrar.
Conhecimento do ramo
Antes de se aventurar no mundo do empreendedorismo, você deve conhecer o ramo onde deve atuar, estude-o, entenda-o e trace um planejamento para que possa se destacar.
Organização
Ter senso de organização e compreender que os resultados positivos
só aparecem com a aplicação dos recursos disponíveis de forma lógica, racional e funcional. Definir metas, executar as ações de acordo com o planejamento e corrigir os erros rapidamente.
Iniciativa e garra, gostar de inovações
Não esperar pelos outros (parentes, sócios, governo, etc.). Apresentar propostas sem se intimidar.
Liderança
Ter capacidade de influenciar pessoas, conduzindo-as em direção às suas ideias ou soluções de problemas. Ter habilidade para definir tarefas, orientar, delegar responsabilidades, valorizar o empregado, formar uma cultura na empresa para alcançar seus objetivos. Ser alguém em quem todos confiam.
Manter-se atualizado
Não fique estagnado, estude e mantenha-se sempre atualizado com novas informações e aprender tudo o que for relacionado com o seu negócio (clientes, fornecedores, parceiros, concorrentes, colaboradores, etc.).
Ser otimista e saber motivar-se
Nem sempre é possível ter todas as características necessárias para se ter sucesso, mas se você se identificou com a maioria delas, terá grandes chances de se dar bem. Mas, se descobriu pouca afinidade com sua vida profissional, reflita sobre isso, veja onde pode melhorar, e busque informações em centros tecnológicos, cursos, livros e revistas especializadas ou junto a pessoas que atuam na área.
Com informações do Sebrae.
Nenhum comentário:
Postar um comentário