Um dos passos mais importantes para definir sua permanência no mercado é a observação da concorrência, principalmente se você acabou de chegar no mercado. Descobrir qual sua receita, quanto pagam aos seus empregados e como lidam com os fornecedores e clientes podem mostrar em qual ponto você precisa se destacar e o que não errar nessa empreitada.
Isso pode parecer óbvio, mas muitas pequenas empresas não fazem essa simples lição. “Os empresários sucumbem ao excesso de confiança e podem subestimar o aprendizado com seus futuros concorrentes”, disse o professor de empreendedorismo da Washington University, Clifford Holekamp. “A competição oferece uma visão objetiva sobre ideias que funcionam na prática”.
Um artigo publicado no The Wall Street Journal reuniu algumas estratégias que você empreendedor pode utilizar para saber sobre os seus concorrentes.
Quais são os lucros
É importante ter uma ideia do lucro seus concorrentes estão tendo. Isso não só ajuda a definir suas expectativas para seu próprio negócio, mas também permite que você reconheça as “oportunidades potenciais, parceiros e ameaças”, diz o co-fundador e presidente da ReverbNation.com, Jed Carlson.
Mas, se esses números não são públicos? Faça alguma triangulação. Obtenha informações sobre o tamanho de sua indústria, suas vendas, funcionários e, em seguida, procure pistas que permitam descobrir o tamanho do empreendimento concorrente. Carlson exemplifica: se você tem uma fonte que afirma que o mercado é de R$ 1 bilhão e outra que diz que a empresa tem uma quota de mercado de 20%, a empresa poderia, então, ter uma receita de R$ 200 milhões.
A verdade sobre os salários
Outra informação que você pode descobrir online como que seu concorrente paga a seus funcionários. “Isso é fantástico, porque os esforços de recrutamento têm de ser competitivos e alinhados com as taxas do mercado", diz o presidente e fundador da consultoria de tecnologia Chase, Jared Franklin. “Eu não teria nenhuma chance no mercado se não recrutasse os melhores profissionais e se eu não tivesse orçado e planejado o quanto cada um deles iriam custar o meu negócio". Você pode também olhar nos sites de vagas de emprego para descobrir que tipo de empregado o concorrente está querendo contratar, mas atente-se que o salário não é o mais importante, e sim os benefícios oferecidos.
Sinta o clima
Você não pode descobrir tudo em um computador. É importante conversar com profissionais que trabalham ou já trabalharam na empresa concorrente, diz o professor da Babson College, Angelo Santinelli. Vá ao local, veja seus produtos, confira os serviços e o atendimento ao cliente. Procure falhas ou inovações nos sistemas.
Vá direto à fonte
Você pode aprender muito conversando com seus próprios concorrentes. Quando Holekamp fundou seu negócio no mercado de saúde, ele visitou pessoalmente a concorrência para ver quais opções ofereceram e como eles operavam. Às vezes, ele visitava anonimamente e outras ele se apresentava como um possível investidor. Mas, muitas vezes, disse a verdade.
“Precisamos ter ética quando as informações estão dificilmente disponíveis para o público geral”, disse Holekamp. Também ser agradável ajuda no processo. “Se você tiver abordagem amigável, a maioria dos concorrentes não irá se importar de compartilhar experiências e dicas”.
Não perca o foco
Mesmo fazendo sua pesquisa, mantenha alguma perspectiva. Fornecedores de um concorrente e ex-empregados podem exagerar em algum ponto. As informações que você obteve a partir de associações comerciais, sites de vagas de emprego e outros meios também podem estar desatualizados. Fique atento. Além disso, não se esqueça que a questão mais importante que empreendedores enfrentam é saber se os clientes compram seus produtos e estão satisfeitos, diz o professor de empreendedorismo no Babson College, Steven Gold.
Com informações do Infomoney.