Alguns empreendedores em tempos de crise procuram cortar os gatos de suas empresas, mas em determinados casos, eles fazem isso nos setores errados. Para cortar custos de forma eficiente, e sem comprometer a empresa, o empresário deve sempre se cercar de dados confiáveis sobre as atividades do seu negócio. Veja abaixo três aspectos que devem ser avaliados:
1 – Alugue, não compre
Se a empresas puder terceirizar serviços que não são essenciais para a empresa, faça isso. Isso deixa você livre para concentrar-se em outras pendências que irão gerar retorno para seu negócio. Se a empresa precisa de veículos para transporte, ela deve alugá-los, já que a compra de automóveis significa manutenção e uso de tempo para gerir algo que não envolve a atividade-fim da empresa. Essa regra vale, de maneira geral, para todas as atividades que não geram receita diretamente para o negócio.
2 - Tenha o foco no Ativo Econômico
O empresário deve focar nas atividades nas quais a empresa é especialista e deve investir no Ativo Econômico, limitando os gastos em atividades que não são a finalidade do negócio.
O Ativo Econômico representa os investimentos em ativos imobilizados ou intangíveis (como patentes, marca etc), que geram fluxo de caixa para a empresa. Assim, a organização deve concentrar seus investimentos em novas tecnologias, máquinas, produtos, pesquisa e ações que efetivamente tragam resultados para o negócio.
3 – Mantenha os dados da sua empresa atualizados
Alguns empresários fazem cortes ineficientes, e sempre acaba sobrando para os funcionários, mas se for mal planejada o empresário pode perder muito, pois pode fazer com que os melhores funcionários deixem a empresa ou criar um ambiente no qual os colaboradores não se sintam valorizados. Mantenha a empresa sempre atualizada, e utilize esses dados para determinar aqueles custos que não estão trazendo retorno para o caixa. Esses custos podem ser gastos com escritório, despesas de comunicação ou custos logísticos. A única forma de identificar os custos a serem cortados é levantar o peso de cada um nas contas da empresa e, para isso, os dados devem ser levados em consideração.
Com informações da Exame.
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