Pesquisas mostram que 88% das empresas brasileiras estão presentes nas redes sociais, mas apenas um terço disso mantém realmente uma presença constante, e isso mostra que uma parte dos empreendedores nacionais não estão percebendo o quão poderoso podem ser as redes sociais.
Tornar-se influente nas mídias sociais pode ser uma forma interessante de atrair a atenção de potenciais clientes, principalmente para uma empresa nova. Aumentar a repercussão de sua companhia online é um bom plano para 2013. Mas como se destacar diante da tantas páginas e perfis? John Brandon, colunista na revista Inc. listou cinco dicas simples que ajudarão sua empresa a se destacar nas redes sociais.
1 – Procure as pessoas influentes
Lembre-se que o seu alvo são pessoas influentes nas redes sociais. Identificar 100 pessoas influentes é exponencialmente mais efetivo do que conseguir 5 mil seguidores menos influentes. Isso acontece por que um perfil influente republica os seus posts ou comenta em algum link que você postou, e os seguidores e/ou amigos dele verão isso, podendo direcionar esses possíveis seguidores para a sua página.
2 – Saiba quem são os seus seguidores
Conheça seu público, conheça seus seguidores, mantenha um relacionamento com eles. Mídias sociais devem ser, acima de tudo, sociais. Isso pode ajudar em diversas maneiras. Segundo ele, nosso cérebro correlaciona melhor informações a pistas visuais.
3 - Sempre responda
Brandon conta que costumava evitar esse passo. Mas, na realidade, criar um diálogo ajuda a prolongar a conexão nas mídias sociais, ainda que pareça um tópico negativo. Por exemplo: se alguém postar uma crítica sobre um dos artigos ou produtos da empresa. Ao invés de ignorar, a sugestão é interagir com a pessoa e discutir sobre o que não a agradou. Talvez isso ajude a melhorar a qualidade do produto. Mais importante que isso, significa que todo mundo vê que a companhia se preocupa o suficiente para responder.
4 – Agende-se
Se a você tiver uma presença constante nas redes sociais, seus resultados serão melhores. A ferramenta HootSuite, que permite que você programe suas postagens pra serem publicadas em outro horário é uma excelente ferramenta para esse fim.
5 - Aventure-se para além do Twitter e Facebook
As duas maiores mídias sociais recebem toda a atenção. Mas usuários que usam essas mídias há algum tempo tendem a ignorar as empresas. Sites mais novos, como o Pinterest, podem ser um lugar melhor para desenvolver seguidores, dependendo do assunto, porque há uma grande massa de usuários simplesmente clicando em tudo e conferindo todas as novidades. Tenha sempre um olho para novas mídias em ascensão.
Com informações do site Papo de Empreendedor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário