Veja as dicas de dois CEOs de fora que se deram bem aqui
É sempre interessante conhecer a perspectiva de pessoas nascidas em outros locais sobre o seu país. Nos negócios, especialmente, pode-se aprender lições valiosas com estrangeiros que resolvem investir aqui. Por causa de seus backgrounds diferentes, essas pessoas conseguem perceber aspectos da nossa cultura e maneira de nos relacionar que passam em branco para os nativos.
Pensando nisso, Patrick Wegener, CEO da EasyDeliver, e Vincenzo Di Giorgio, CEO da Dinatech Brasil, dois estrangeiros que investiram em negócios no Brasil, compartilham suas cinco principais dicas para o cotidiano de um empresário que não seja brasileiro, mas deseje empreender aqui. As dicas não deixam de ser interessantes para os locais, servindo tanto como insights sobre como os estrangeiros nos percebem, como conhecimento sobre o mundo dos negócios em geral. Confira:
Patrick Wegener, CEO da EasyDeliver
1. Quebre o gelo. Especialmente em reuniões de negócios, comece com um papo informal. É importante iniciar um “relacionamento”.
2. Trabalhar bem a sua rede de contatos. Embora isso seja importante em qualquer lugar do mundo, aqui no Brasil ela terá um papel diferenciado, já que aqui a linha entre negócio e amizade é muito fina, as pessoas não diferenciam necessariamente negócios e amizade, tendendo a fazer negócios com amigos.
3. Não subestime a burocracia, o tempo real pode ser até o dobro do previsto.
4. Elabore bem a sua conversa, ir direto ao ponto pode soar de forma rude.
5. Brasileiros nunca dizem não, e isso tem seu lado bom e ruim. Bom, porque sempre estão abertos para novas conversas, ruim, pois às vezes fica difícil saber em que pé encontra-se a negociação.
Dica bônus: Ande sempre com uma segunda camisa, porque o calor no Brasil é grande e suar é normal. O ar condicionado nos escritórios costuma estar no máximo.
Vincenzo Di Giorgio, CEO da Dinatech Brasil
1. O início de tudo é buscar orientação profissional que possa apoiar suas ações e decisões. Para isto, os órgãos e organizações públicas ou privadas que promovem o desenvolvimento do empreendedorismo são um bom ponto de partida. Organizações como o Sebrae, por exemplo.
2. Assim que obtiver a orientação, busque se capacitar e adquirir conhecimento sobre o negócio que deseja empreender por meio de workshops, cursos e palestras, também oferecidos por tais organizações de fomento do empreendedorismo.
3. É importante conhecer seu público-alvo, as oportunidades de mercado, observar as tendências e definir o plano de negócio.
4. Implementar o Plano de Negócios definido, atentando, entre outras coisas, para as questões econômicas, legais, estratégicas, de parcerias, financeiras, etc.
5. Por último, mas não menos importante, dedicação, já que qualquer novo negócio requer esforço extra para que aumente as possibilidades de sucesso. Como diz o ditado “o olho do dono que engorda o gado”.
Fonte: Administradores
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