quinta-feira, 31 de julho de 2014
6 dicas para ser ágil e encontrar tempo para fazer tudo no dia
Ganhar muito dinheiro ou ser feliz? Ter muito sucesso no negócio ou ser um bom pai? Será que é preciso sempre haver essa dicotomia – ou podemos conseguir tudo? O escritor Grant Cardone afirma que as pessoas de sucesso não colocam limites para o que podem conseguir. Elas pensam em conquistar tudo. “Eu quero abundância em todas as áreas. Não quero sacrificar uma em favor da outra”, afirma. Cardone apresenta seis passos para quem quer se comprometer com o sucesso, mas criando uma agenda que acomode tudo – profissional e pessoal.
1. Determine prioridades específicas
Isso, é claro, varia de pessoa para pessoa. Se uma meta é o sucesso, então invista a maior parte do tempo em ações que levem a isso. O sucesso pode envolver uma série de coisas: finanças, família, felicidade, bem-estar físico ou emocional – ou então todas elas.
2. Faça com que todos à sua volta conheçam as suas prioridades
Família, colegas e empregados precisam estar alinhados com as suas metas. Senão, pessoas com objetivos diferentes poderão puxá-lo para todas as direções. “Os meus horários funcionam porque todos – da minha mulher às pessoas que trabalham comigo – sabem o que eu considero importante e o valor que eu dou ao tempo”, diz Cardone.
3. Mantenha um registro do seu tempo
“A maioria das pessoas não tem ideia do que faz com seu tempo, mas reclama que não tem tempo suficiente”, afirma Cardone. Registrar o que você faz ao longo do dia ajuda a mostrar os hábitos ou as atividades que não contribuem de forma alguma para o seu sucesso.
4. Crie uma agenda baseada nas suas prioridades
“Quando minha filha nasceu, minha mulher e eu desenvolvemos uma rotina em torno dos horários do bebê e de nossas prioridades”, conta Cardone. “Eu acordava uma hora mais cedo para passear com minha filha, e minha mulher podia dormir um pouco mais. Depois, tinha o dia dedicado ao trabalho.”
5. Busque maneiras de maximizar o tempo
A única maneira de aumentar o tempo é fazer mais coisas em um período. Procure jeitos de melhorar sua produtividade. Faça disso um desafio, uma corrida – torne isso divertido.
6. Modifique suas prioridades
As coisas vão mudar ao longo da sua vida, na medida em que você determinar e conquistar novas metas. “Quando eu me tornei pai, minha filha me deu mais uma razão para criar sucesso – e não uma desculpa para evitar o trabalho. Meus horários vão continuar a mudar conforme ela crescer, mas nós vamos controlar adequadamente o tempo”, diz Cardone.
Fonte: Revista PEGN
quarta-feira, 30 de julho de 2014
O número de itens do cardápio nem sempre é o melhor
Quando andamos pelos corredores de um supermercado, ou assistimos à televisão por alguns minutos, vamos nos deparar com a disponibilidade, praticamente sem fim, de opções de alimentos à venda.
Muitas vezes os restaurantes também entram nesta onda e criam cardápios infindáveis. Cuidado, pois neste caso, menos é mais. Desacelere. O número de itens de do cardápio é fundamental para o controle de custos e da qualidade. Tenha variações suficientes para interessar os clientes, mas limite as opções, dentro de certo limite, para manter o controle. Muitos gestores de restaurantes cometem o erro de tentar ser tudo para todas as pessoas.
Estudos mostram que, em qualquer cardápio, 50 por cento dos pratos, geram de 70 a 80 por cento dos pedidos. Teoricamente, isso significa que você pode reduzir suas ofertas pela metade e ainda manter 80 por cento de suas vendas. No entanto, é lógico que esta teoria é impraticável. Alguns dos itens menos populares são necessários para manter o conceito do seu restaurante, atender ao cardápio infantil, os vegetarianos, as pessoas em dieta e mais algumas possibilidades. Na verdade, o importante é entender o cliente e o mercado; e, a partir daí, ter um motivo estratégico para cada item do cardápio, não apenas para ocupar espaço.
Estabeleça desde o início aquilo que você faz muito bem, e pelo que quer que seu restaurante seja conhecido. O tamanho do cardápio dependerá do conceito, do mercado, da capacidade operacional, bem como a qualidade e lucro objetivados. Regra geral: quanto mais itens no cardápio, maior o custo dos alimentos. Se, nas suas condições, você sente a necessidade de um cardápio mais extenso, certifique-se de projetá-lo com um estoque limitado, com a utilização cruzada e variada de cada insumo. Exemplo: o abacate da sobremesa, também é utilizado para fazer o guacamole e é componente da salada de entrada. Utilizar os mesmos produtos no maior número de pratos do cardápio é a melhor maneira de não se perder nos custos dos alimentos.
Fonte: Blog do Banas
Marcadores:
cardápio,
gestores,
itens,
restaurante
terça-feira, 29 de julho de 2014
7 características que chefes devem procurar em profissionais
Os profissionais não devem apresentar apenas qualificações básicas: eles precisam ter habilidades extras para se destacar. E o que realmente faz a diferença nos profissionais de sucesso são as características subjetivas.
Saiba, abaixo, quais são elas. E as use para contratar talentos e ter uma equipe eficiente.
1. Alegria
Ninguém gosta de trabalhar com pessoas descontentes. Negatividade, drama e atitudes melancólicas prejudicam a empresa inteira. A alegria reflete a habilidade de vencer obstáculos sem perder a confiança. Procure pelos seguintes sinais de felicidade:
• Sorrisos e risadas
• Músculos relaxados
• Linguagem corporal receptiva
2. Criatividade
Mesmo se a vaga em questão não exigir criatividade, a característica é valorizada no ambiente profissional. Inovação é capaz de maximizar o potencial de um funcionário. Pessoas criativas poderão descobrir novas formas de realizar as mesmas atividades, além de guiarem a empresa em direção ao sucesso.
3. Agitação
Como diz o ditado, tempo é dinheiro, mas não é necessariamente ágil que o funcionário deve ser. A eficiência nas tarefas é ainda mais visada. A equipe deve ser capaz de produzir algo com qualidade, porém sem gastos excessivos de tempo e dinheiro. Agitação na dose certa mostra interesse e deve ser uma das características procuradas.
4. Honestidade
Nada é tão decepcionante quanto a desonestidade. Funcionários serão confiados com informações exclusivas de empresas e precisam guardá-las. Um profissional sem esta qualidade compromete o desempenho e a saúde do negócio. Currículos devem ser analisados com cuidado e acompanhados de entrevistas detalhadas.
5. Flexibilidade
As pessoas de sua equipe precisam fazer o máximo possível para ajudar a empresa. Isso não significa trabalhar horas absurdas, mas seus funcionários devem ser flexíveis para encarar situações atípicas ocasionalmente.
6. Paixão
Os profissionais envolvidos em seu negócio são os mesmos que muitas vezes lidam com o seu verdadeiro sonho. É importante que eles sintam prazer no que fazem todos os dias e não encarem as tarefas como obrigações. Mesmo se a vaga não for exatamente o que o candidato procura, talvez ele se identifique com a empresa e queira traçar uma carreira por lá. Funcionários apaixonados pelo trabalho são mais divertidos e alegram o ambiente profissional.
7. Confiança
Você prefere alguém que se esconde diante de um desafio ou que o encara mesmo tendo pouca chance de vencê-lo? Obstáculos não devem desestimular sua equipe. Funcionários devem exalar confiança mesmo nas tarefas mais simples. Além disso, será mais fácil identificá-lo em meio a outros candidatos, pois ele saberá que merece a vaga.
Fonte: Revista PEGN
Marcadores:
equipe,
Profissionais,
qualificação,
sucesso
segunda-feira, 28 de julho de 2014
5 maneiras de expandir seu restaurante
Existem várias formas de financiar e estruturar o crescimento de uma empresa. Estas são as maneiras mais comuns utilizadas na área de alimentação fora do lar:
Capital e gestão próprios – Você ou sua empresa são proprietários do negócio. Neste cenário, você opera todas as novas unidades, normalmente sob um guarda-chuva que tem uma administração centralizada e apoio de gestão. Os gestores e acionistas permanecem os mesmos, apesar de você poder oferecer participação a investidores financeiros. Esse cenário funciona melhor quando não nenhuma necessidade de novidades na administração e quando o capital próprio é suficiente para a abertura de novas casas e o conceito não é propício ao sistema de franquia. Normalmente é uma empresa familiar.
Parcerias – Você assume na gestão e na sociedade parceiros com dinheiro, experiência e conhecimento do ramo. Existem maneiras de estruturar estas sociedades para que você mantenha o controle das operações e continue a ser o tomador de decisões do dia a dia do empreendimento. É vantajoso fazer parcerias com pessoas que tragam novos conhecimentos – aqueles que você não tem.
Não há nenhum motivo para trazer parceiros com as mesmas competências e habilidades que você já possui. Esta é uma oportunidade para equilibrar o seu “time” e ainda manter o controle do negócio.
Franquia – Você também pode crescer através de um sistema de franquia. Esta é uma estratégia extremamente complexa, e há muitas responsabilidades e requisitos legais com os quais terá que lidar. É preciso, também, dar suporte para os franqueados em operações, marketing, pesquisa, desenvolvimento e compras, para garantir o sucesso e integridade da marca. Também é necessário que você fiscalize todo sistema para garantir que o valor da sua marca seja mantido e que os clientes saibam sempre o que vão encontrar, não importa em que loja estejam consumindo. O conceito tem que ser bom para se tornar uma franquia, e os sistemas operacionais precisam ser aprofundados e replicáveis. Em outras palavras, deve ser um conceito especial, que possa ser facilmente “vendido” no mercado, ter um retorno razoavelmente previsível sobre o investimento, e ser replicável em diferentes mercados por meio de sistemas, procedimentos e treinamento. O ideal é procurar empresas especializadas, que podem fazer estudos e verificar a viabilidade da criação de uma franquia com sua marca.
Aquisições – Esta é uma das maneiras mais comuns para empresas da área de restauração se expandirem. Você, sua empresa e/ou novos sócios, encontram um restaurante existente, à venda, e compram o “fundo de negócio” ou os ativos. O “alvo” ideal são os restaurantes bem sucedidos e que estão à venda porque os proprietários querem sair do ramo, ou ainda um restaurante que tem boa localização e/ou mercado potencial, mas não consegue crescer devido à má gestão. Neste último caso, isso pode ser um excelente negócio se os atuais proprietários quiserem se livrar de dívidas.
Conversões – Em face das constantes mudanças de mercado, ou de má gestão, existem restaurantes que precisam fechar definitivamente. Isto apresenta oportunidades para conseguir “pontos” com boa localização, aluguéis mais baixos e que não exigem grandes investimentos em infraestrutura como hidráulica, elétrica e instalações básicas. O local já tem uma autorização de funcionamento e a renovação das licenças será bem mais fácil. Ainda mais: existe a possibilidade de adquirir também os equipamentos, o que pode representar uma economia palpável em dinheiro e tempo.
Enfim, estas são as maneiras mais usuais no mercado brasileiro. Existem empresas de corretagem especializadas no setor e que podem ajudar na busca de boas oportunidades de negócio. Entre em contato com a ABRASEL do seu estado e peça orientação neste sentido. Ou, faça suas buscas no Google. Fiz um teste e apareceram algumas empresas especializadas.
Fonte: Blog do Banas
Marcadores:
administração,
empresa,
financeiros,
gestão
sexta-feira, 25 de julho de 2014
Faça a sua empresa crescer com qualidade
Crescer é essencial. Empresas que “andam de lado” não inovam no mercado e não dinamizam a economia de uma sociedade. Entretanto, alguns empreendedores caem em um dilema em uma determinada fase do negócio: como fazer isso com controle, estratégia e planejamento? As respostas não são tão óbvias assim, mas podem ser divididas em etapas para ter uma gestão bem feita e, consequentemente, expandir sua atuação com qualidade.
Desafios aguardam o empreendedor que tem vontade de escalar, mas a recompensa, por sua vez, é muito mais satisfatória. Confira cinco dicas de planejamento estratégico desde os primeiros passos, além de te alertar sobre a atual situação do país, como aprender com seus concorrentes e lidar com a ansiedade.
O sucesso pode demorar. Saiba como lidar com isso. Dave Goldberg, CEO do SurveyMonkey, demorou de 5 a 6 anos para fazer a sua empresa dar certo. O seu segredo? Contar com a possibilidade real de falha e aprender com os fracassos – uma maneira muito comum de pensar nos Estados Unidos, mas que no Brasil ainda é vista sob muita negatividade.
Os primeiros passos rumo ao sucesso. Faça uma análise da sua oferta e como seus concorrentes se posicionam. Ao conhecer as limitações da própria empresa, você terá menos chances de errar na hora de atender os seus consumidores. A dica é de Carlos André, ex-presidente da Software AG.
Crescimento não é igual desenvolvimento – nem nos negócios. Muitas empresas crescem, vendem mais, mas pioram a qualidade do atendimento. É preciso manter a competitividade. Para isso, Yoshio Kawakami, presidente da Volvo Construction Equipment Latin America, recomenda fazer uma análise SWOT, para listar os pontos fracos, fortes, oportunidades e riscos
Os melhores funcionários podem ser “coaches” internos. Como fazer isso? Quando um integrante novo chega na sua empresa, coloque o seu melhor funcionário daquele setor para acompanhá-lo. De acordo com Sandra Betti, sócia da MBA Empresarial, é preciso identificar aqueles que transmitem melhor a cultura da sua organização e disseminá-la pela equipe.
Crie uma estratégia para crescer com controle. As variantes dependem do modelo de negócio, do produto e serviços oferecidos, do capital disponível e do público alvo. Quer entender melhor? Confira este e-Talk, com Carlos Miranda, sócio da BR Opportunities, no qual ele mostra conceitos para você levar em conta na hora de expandir sua empresa e consolidar sua posição no mercado.
Fonte: Revista PEGN
quinta-feira, 24 de julho de 2014
Planejamento semanal
Abrir o restaurante logo cedo na segunda-feira e se deparar com uma enxurrada de solicitações e informações dos funcionários pode ser desanimador para um gestor. Produtos em falta, desfalque de funcionários, equipamentos com defeito são algumas das situações que podem tornar o início da semana já estressante. Mas com um pouco de planejamento tudo pode fluir muito bem e sem estresse.
A GR elaborou algumas dicas fundamentais para que você mantenha seu restaurante sobre controle durante toda a semana:
1 – A segunda-feira não é o primeiro dia.
Se você pensa que a segunda-feira é o primeiro dia da semana e portanto pretende começar a organizar as suas tarefas, você está no caminho errado. Não existe o primeiro dia, mas sim um ciclo organizacional onde um dia depende do outro. Portanto mantenha sua agenda e tarefas sempre organizados. A segunda-feira depende da sexta-feira passada, que depende da quinta e assim sucessivamente.
2 – Agenda, papel, computador, tenha um destes aliados sempre à mão.
Coloque no papel, agenda ou computador todas as tarefas que você precisa desempenhar durante a semana. Distribua estas tarefas em cada um dos dias que achar mais viável. Tenha estas ferramentas sempre à mão, pois você precisará sempre anotar alguma tarefa a ser realizada em sua programação.
3 – Estude a viabilidade de cada tarefa.
Defina os dias mais apropriados para realizar determinados tipos de tarefas. Por exemplo, na segunda-feira faça o levantamento do estoque. Na terça faça os pedidos e na quinta receba as mercadorias. Portanto seu pedidos devem durar até a próxima quinta-feira com segurança. Desta forma nunca faltarão insumos. Sexta-feira é o dia que as pessoas costumam mais procrastinar no trabalho, ou seja, empurram algumas tarefas para segunda ou sábado no caso dos restaurantes. Aproveite que na sexta à tarde o clima já é de descanso e faça uma pequena reunião ou debate descontraído com sua equipe sobre a semana. Levante problemas e soluções para debater.
4 – Fornecedores tomam bastante tempo
Normalmente quando fazemos pedidos, eles costumam ser entregues de acordo com a disponibilidade do fornecedor. Portanto, aqueles pedidos feitos na terça-feira chegam na quarta, quinta, sexta-feira e nos mais diversos horários. Defina o dia e horário para que seus fornecedores entreguem suas mercadorias, assim grande parte deles entregará suas mercadorias no mesmo dia e em um horário especificado por você, não sendo necessário interromper as tarefas a todo momento para receber mercadorias. A dedicação à este trabalho será restrita somente àquele dia e sobrará mais tempo para outras tarefas. Por exemplo, receba suas mercadorias todas as quintas-feiras a partir das 14:30h.
5 – Não se esqueça dos finais de semana.
Grande parte dos restaurantes funcionam nos finais de semana, desta forma e preciso que todos os insumos estejam à disposição no máximo até sexta-feira. Nos finais de semana nem sempre é possível adquirir alguns ingredientes. trabalhe sempre com uma margem extra de produtos que tem grande volume de vendas como bebidas e carnes. Deixe os alimentos porcionados também com certa segurança.
6 – Utilize quadros de tarefas.
Delegar tarefas diariamente faz parte da vida de gestores e gerentes. Mas é possível diminuir esta demanda criando quadros de tarefas, onde são especificadas as tarefas a serem realizadas, o dia e o responsável por realizar tal tarefa. Assim basta conferir depois o cumprimento das tarefas e se está tudo dentro da sua programação.
Fonte: GR Gestão de Restaurantes
Marcadores:
ferramentas,
gestor,
planejamento,
tarefa
quarta-feira, 23 de julho de 2014
Lentes de contato inteligentes do Google estão mais perto do consumidor
A Google e a empresa Novartis acabam de dar um novo passo em direção ao mundo das lentes de contato inteligentes — pois é, há grandes chances de vermos muito mais do que óculos inteligentes nos próximos anos. As duas companhias assinaram um novo acordo que irá definir os termos da colaboração entre elas nos projetos. E aparentemente a parceria pode resultar em frutos concretos em pouco tempo.
Tanto a Google quanto a Novartis prometem que as lentes de contato inteligentes serão capazes de identificar uma série de fatores relacionados à saúde dos consumidores. Com o auxílio de sensores não invasivos, as lentes poderão analisar o fluido dos olhos para fazer medições completas sobre os níveis de açúcar das pessoas, sendo muito interessante para ajudar pessoas com diabetes, por exemplo.
Todas as informações coletadas na lente de contato podem ser enviadas automaticamente para um smartphone — graças à tecnologia de transmissão de dados sem fio. Sergey Brin (um dos fundadores da Google) afirma estar bem ansioso para “trabalhar com a tecnologia mais recente da Novartis para a miniaturização de eletrônicos que podem melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas”.
Além de medições de açúcar, a Novartis também imagina que essa tecnologia pode fazer muito mais no futuro. Entre as principais expectativas para as lentes de contato inteligentes estão o auxílio na restauração do foco natural dos olhos. Por enquanto, as lentes de medição de açúcar devem ser as únicas no mercado, sendo que a estreia delas nas prateleiras deve acontecer assim que os órgãos reguladores permitirem.
FONTE(S)Novartis
Marcadores:
eletrônicos,
Google,
óculos,
projetos
terça-feira, 22 de julho de 2014
Chefs apostam na informalidade do serviço e reduzem custos
Os novos Na Garagem Hamburgueria, Vinil Burger (ambos em São Paulo) e TT Burger (no Rio) já funcionam neste modelo. E, até março do ano que vem, a capital paulista deve receber ao menos quatro casas com essa proposta.
Reserva TT Burger, de Thomas Troisgros, tem embalagens descartáveis; o cliente pode levar o pedido para viagem ou ficar nas mesas para comer
Nesses locais, o mais comum é a presença de apenas um funcionário para limpar as mesas -o cliente é responsável pelo restante (paga e retira o pedido no balcão).
Além do conceito despojado, apoiado na informalidade, há uma redução de custos que torna os negócios mais vantajosos para o restaurante e para o cliente.
Uma simulação feita pela Universidade Anhembi Morumbi, a pedido da Folha, mostra que a casa pode economizar pelo menos 14% se não oferecer serviço. Em um restaurante cujo faturamento é de R$ 290 mil, por exemplo, economiza-se R$ 40 mil.
"Esse pode ser um impulso para a gastronomia em um momento em que se fala tanto dos preços abusivos", diz Vera Araújo, professora do curso de gastronomia.
Para alguns chefs, esse modelo é uma oportunidade de oferecer pratos com ingredientes de maior qualidade e preparo mais cuidadoso a preços honestos.
É o caso de Thomas Troisgros, que, inspirado no jeitão informal de comer do nova-iorquino, abriu o TT Burger em pleno Arpoador, no Rio.
Ali, serve hambúrguer artesanal de fraldinha, contrafilé e acém, com queijo meia cura, salada e picles no pão de batata-doce por R$ 25.
Fonte: Gestão de Restaurantes
Marcadores:
cliente,
conceito,
informalidade,
restaurante
segunda-feira, 21 de julho de 2014
5G brasileiro começa a nascer no Ceará
A Universidade Federal do Ceará e a Ericsson trabalham no desenvolvimento da tecnologia 5G no Brasil. A parceria volta-se para o estudo de novas faixas de espectro - chamadas ondas milimétricas - sistemas com alta densidade de antenas, comunicação entre dispositivos e redes heterogêneas. Mais de 40 profissionais entre pesquisadores, alunos e funcionários atuam em três frentes num laboratório em Fortaleza: pesquisa, patentes e padronização.
Segundo o diretor de Inovação da Ericsson, Edvaldo Santos, o diferencial da próxima geração da internet móvel - prevista para 2020 - será ampliar a qualidade dos serviços oferecidos. Atualmente, explica ele, é necessário dividir o tráfego entre envio e recebimento de dados. No futuro, a expectativa é que seja possível realizar as duas atividades simultaneamente.
Com velocidade mais rápida, latência mais baixa e melhor desempenho em áreas de alta densidade populacional, o 5G deverá representar uma evolução da experiência do usuário, além de permitir novas aplicações com impacto para os consumidores – a partir de recursos como controle de segurança de tráfego e internet tátil – e empresas, com sensores e redes capilares, por exemplo.
O estágio de pesquisa e desenvolvimento da tecnologia no Ceará ainda é embrionário, portanto, é difícil prever com exatidão o ganho na velocidade de conexão. Em teste recentemente realizado na Suécia, a Ericsson diz ter alcançado a taxa de 5 Gbps, isto é, 250 vezes superior aos padrões atuais do 4G/LTE.
Santos explica que os estudos realizados em solo brasileiro são complementares ao que está sendo desenvolvido no exterior. Coreia do Sul e Reino Unido são alguns dos países que já investem pesado para tomar a dianteira da nova geração da internet móvel. E, segundo o especialista, existe um esforço comum pela padronização de termos referentes à tecnologia.
Uma das principais mudanças em curso deverá estar relacionada às antenas. “As antenas grandes de 3G e 4G não serão mais utilizadas. É provável que existam antenas menores e mais próximas, como acontece com postes de luz. Assim vai ser viável entregar a velocidade e qualidade que o usuário demanda”, conta o executivo. Para ele, o principal desafio será conectar a nova tecnologia àquelas já utilizadas.
Fonte: Olhar Digital
Marcadores:
comunicação,
desenvolvimento,
padronização,
tecnologia
sexta-feira, 18 de julho de 2014
7 dicas para passar uma imagem de sucesso
Não basta ser bem-sucedido; é preciso parecer. Kevin Daum, empreendedor, conferencista e escritor especializado em marketing, enumerou um conjunto de conselhos para construir uma imagem de sucesso.
“Algumas pessoas são naturalmente abençoadas com uma aura de sucesso, mas a maioria tem de construir a autoconfiança e burilar certos aspectos da própria imagem”, diz Daum. E adverte: “Se você projetar uma imagem de perdedor, as pessoas vão tratar você como um perdedor logo de cara.”
As dicas são:
1. Vista-se bem em qualquer ocasião
Não é preciso ser rico para isso, assegura Daum. O importante é prestar atenção aos detalhes e saber que tipo de visual é adequado a cada situação (terno e gravata ficam tão deslocados num churrasco quanto agasalho de ginástica ou chinelo num escritório de advocacia). Ponto importante: sempre se vista um tom acima do que é esperado. Se a regra é usar jeans e camisa polo, acrescente um blazer esportivo. Finalmente, dê atenção especial a sapatos, corte de cabelo e unhas, porque todo mundo observa essas coisas, mesmo que disfarçadamente. Toques de desleixo passam a impressão de que você não sabe cuidar de si mesmo.
2. Fale e escreva corretamente
Evite ser informal demais e tome sempre cuidado para não esquecer os plurais bem pronunciados. Cuidar da dicção, aliás, faz muita diferença. E melhore seu inglês. Daum lamenta dizer isso, mas avisa que muitos americanos pensam que quem fala inglês precário é pouco inteligente.
3. Domine a arte da conversa inteligente
Em resumo: pare de falar apenas de sua própria vida e das celebridades e comece a se inteirar do que está acontecendo no mundo. Estude sempre. Leia. Viaje. E saiba relacionar as coisas que você colhe nessas atividades. Mais importante: saiba calar-se e ouvir, senão não há conversa, mas monólogo.
4. Seja generoso
Qualquer doação desinteressada causa o maior impacto positivo. Não precisa ser algo material, mas atenção, energia, dedicação ou sabedoria. Até você mesmo vai passar a gostar mais de você.
5. Seja organizado
Segundo Daum, uma pessoa desorganizada irrita todo mundo em volta, mesmo que ela não ocupe uma posição de destaque. A desorganização passa a impressão de descontrole, descuido e desinteresse. Faz você atrasar respostas a e-mails e telefonemas e, pior, chegar tarde a compromissos. Se você for assim, peça ajuda a um assistente, faça uso de aplicativos de smartphone criados para isso e evite carregar coisas de casa para o trabalho e vice-versa. Aparentar organização faz as pessoas acreditarem que você é eficiente e está sempre no controle.
6. Faça com que as pessoas se sintam importantes
Já no primeiro contato, dê um aperto de mão firme e olhe nos olhos. Esteja presente nos momentos importantes da vida de quem você conhece. Leve as pessoas a acreditar que estão dizendo coisas importantes e merecem sua doação de tempo e atenção. “Use o poder da gratidão, seja com pequenos presentes, cedendo seu tempo ou simplesmente dizendo obrigado”, diz Daum.
7. Cerque-se de pessoas bem-sucedidas
“Você sempre será julgado pelas companhias que cultiva”, afirma o autor. Por isso, diz ele, esforce-se para construir um círculo de pessoas que você respeita e admira, e assim será respeitado e admirado por elas.
Fonte: RPEGN
Marcadores:
autoconfiança,
empreendedor,
marketing,
sucesso
quinta-feira, 17 de julho de 2014
O segredo para aumentar a receita do seu restaurante
Os smartphones vieram para fazer uma revolução no modo como as pessoas comunicam entre si. Com os smartphones, houve uma mudança de comportamento no estilo de vida do brasileiro.
Desde a substituição do antigo despertador para o alarme do celular, até mesmo a checagem de e-mail e incontáveis aplicativos desenvolvidos para os mais diversos objetivos. A interatividade propiciada pelos smartphones despertou também o interesse das empresas que descobriram com esta nova tecnologia uma importante alternativa para estreitar o relacionamento com seus clientes e aumentar o faturamento do estabelecimento utilizando o seu próprio aplicativo. Mas de que forma seu restaurante pode ser beneficiado com um aplicativo para celular?
Os aplicativos para smartphones oferecem uma grande interação com o usuário, seja para editar fotos, ler notícias ou até mesmo acessar sua conta bancária. Para restaurantes os benefícios são muitos. A GR teve acesso a um aplicativo feito exclusivamente para restaurantes, desenvolvido pela empresa Neemo que nos disponibilizou mais detalhes sobre seu funcionamento e benefícios.
Segundo Lucas Marcomini, da Neemo, o aplicativo proporciona uma série de funcionalidades fazendo assim uma interação entre cliente e restaurante, proporcionando desta forma uma serie de benefícios para ambos. Outra vantagem para bares e restaurantes é a personalização de telas, botões e ícones com a marca e identidade da empresa.
O app, como vamos chamá-lo a partir de agora, disponibiliza todo o cardápio do restaurante para o cliente e como não bastasse é possível ainda habilitar um recurso que permite que sejam feitos pedidos e pagamento (via PayPal) pelo smartphone. O cliente tem também acesso a uma série de informações como agenda e programação do restaurante, fotos dos pratos e do local, informações como endereço e horário de funcionamento e um canal exclusivo com o restaurante, que pode ser acessado para enviar sugestões ou críticas. Outra funcionalidade muito interessante oferecida pelos smartphones é a “Push Notification” que permite enviar notificações para o usuário do smartphone. No caso deste app, os clientes podem receber informações sobre promoções ou sobre a programação do seu estabelecimento e o melhor de tudo é que não há nenhum custo para o envio destas mensagens.
Para o restaurante as vantagens são muitas, afirma Lucas, da Neemo. A disponibilidade de um cardápio sempre à mão do cliente independente de onde ele esteja abre um novo leque de mercado para o restaurante. Outra grande vantagem é atrair o cliente para seu estabelecimento em dias de pouco movimento enviando mensagens diretamente para o celular informando sobre promoções exclusivas. Por fim, a possibilidade de fornecer ao cliente um canal de comunicação direto com seu estabelecimento permite receber informações importantes para avaliar a satisfação dos clientes com o seu empreendimento.
A utilização do app é bem fácil e intuitiva, tanto para o cliente quanto para o gerenciamento das informações pelo restaurante.
Ter a tecnologia como aliada para fortalecer a marca do seu empreendimento, aumentar seu mercado ou fidelizar clientes já é uma realidade e está ao alcance de todos, ou melhor, na palma da sua mão.
A Neemo ainda nos enviou dois cases que mostram os detalhes de como ficam o resultado da personalização dos aplicativos para um bar ou restaurante.
Fonte: Gestão de Restaurantes
Marcadores:
aplicativo,
comportamento,
interatividade,
objetivos
quarta-feira, 16 de julho de 2014
Você sabe quanto custa o seu comércio?
Recebi, há alguns dias, um questionamento a respeito do valor de um restaurante para venda.
Confesso que fiquei perdido. OK. Imaginei aplicar neste caso o mesmo que seria feito na venda de uma indústria: cálculo do EBITDA, potencial, etc. Algo realmente bem mais complexo.
Mas neste ramo as coisas não são exatamente assim.
Então, fui procurar com profissionais do ramo e com a ABRASEL os parâmetros de compra/venda de restaurantes.
E aqui vão as diretrizes:
Valor de venda: de 6 a 8 vezes o faturamento médio mensal, dependendo da rentabilidade – que deve ser acima de 20%. Observação: este multiplicador pode ser maior, caso o “ponto” tenha potencial especial. Tipo: região turística, potencial de crescimento, etc..
Nunca receber menos de 50% no fechamento do negócio, e dividir o saldo restante em 24 parcelas (média). E, estas parcelas devem poder ser pagas – pelo comprador – com o lucro gerado pelo restaurante.
Faz diferença o valor do aluguel e o potencial de crescimento. Exemplo: localização numa região que está em franco crescimento populacional (novos condomínios, prédios, etc.).
As instalações (equipamentos, móveis, etc.) são negociadas à parte e calculadas pela sua obsolescência. Por exemplo: um fogão industrial que custou R$ 3 mil, depois de dois anos de uso, vale R$ 800 reais. E, assim por diante.
Enfim, isto foi o que eu consegui reunir, em termos de informação.
Boa sorte e bons negócios!!!
Fonte: Blog do Banas
Marcadores:
compra,
faturamento,
Profissionais,
venda
terça-feira, 15 de julho de 2014
Samsung deve anunciar óculos de realidade virtual no final do ano
A Samsung realmente parece pronta para lançar seus próprios óculos de realidade virtual. Depois dos rumores iniciais de que a empresa usaria tecnologia da Oculus VR, empresa responsável pelo Oculus Rift, graças a um acordo entre as duas, a coreana deve realmente revelar o aparelho em setembro, durante a IFA 2014, ao lado do Galaxy Note 4. O gadget se chamaria “Gear VR”.
O SamMobile, blog especializado na cobertura da Samsung, diz ter tido acesso aos planos da companhia. A abordagem da empresa seria diferente do Rift, no entanto, se aproximando do conceito Google Cardboard VR, só que sem o papelão. O efeito de imersão seria feito por meio de um celular colocado na parte frontal do aparelho, conectado via USB 3.0.
A sensação da realidade virtual seria auxiliada pelos sensores do celular, como giroscópio e acelerômetro, que poderão oferecer respostas adequadas ao movimento da cabeça. O processamento também seria feito diretamente pelo celular.
O design permitiria um corte de custos, que não inclui uma tela no óculos, o que também possibilita um valor mais acessível ao consumidor. Obviamente, não é tão acessível quanto os óculos de papelão do Google, mas certamente são mais confortáveis, com um elástico para prender o dispositivo à cabeça e laterais almofadadas.
Como adiantado pelo Engadget e confirmado pelo SamMobile, a parte de software é feita em parceria com a Oculus VR, mas todo o hardware é da própria Samsung. Aplicativos serão desenvolvidos especialmente para funcionar com o Gear VR, como acontece com os relógios inteligentes da empresa.
Fonte: SamMobile
Marcadores:
aparelho,
óculos,
realidade virtual,
samsung
segunda-feira, 14 de julho de 2014
iPhone poderá ficar desbloqueado em locais considerados seguros
A Apple patenteou um sistema que mantém o iPhone desbloqueado em locais considerados seguros, como a casa ou o trabalho do usuário.
Sempre que estivesse num ambiente desses, o aparelho desativaria o bloqueio para que a pessoa não precisasse digitar a senha ou usar o leitor biométrico o tempo todo.
"Já que alguns lugares podem ser inerentemente mais seguros, como a casa de um usuário ou seu escritório, estes locais podem ser considerados 'seguros' e exigir uma segurança menos rigorosa", informa a patente.
Por outro lado, o documento também descreve a possibilidade de aumentar a segurança em locais considerados "não seguros". Isso inclui cafés e centros comerciais. Nesses casos, poderia ser exigida a combinação da senha com leitura biométrica.
Com informações do site Olhar Digital
sexta-feira, 11 de julho de 2014
Encontrar o preço certo pode determinar o sucesso ou fracasso da empresa
O que já era complicado para o empreendedor ficou pior. Mas é possível chegar ao valor correto com muita dedicação 10% foi o reajuste aplicado por Marcelo Alcântara e seus sócios no cardápio do restaurante Serafina
Marcelo Alcântara tem uma rede de restaurantes em São Paulo e dias atrás sentou-se com os sócios para discutir mudanças nos valores do cardápio. Reunião difícil por tocar no ponto sensível do Serafina – o negócio vende ao consumidor a união de marca, localização badalada e preço acessível para faturar R$ 15 milhões só ano passado. “Meu último reajuste tinha sido em abril de 2012. Tive de fazer outro agora pelo impacto que sofremos com o aumento das carnes, peixes e camarões.”
Alcântara elevou, em média, 10% os valores dos pratos. A alteração é considerada mínima, afinal, ele tem absorvido parte da alta dos insumos e adotado alternativas criativas para minimizar os impactos na conta do freguês. “O preço é um negócio sério. O que não pode é ter alterações sensíveis no cardápio”, ensina Alcântara. Estratégias à parte, o desafio enfrentado pelo Serafina replica-se pelo País e empreendedores buscam meios de driblar a alta de preços.
A inflação assusta o brasileiro – seja ele empresário ou consumidor – por ser a responsável direta pelos anos de recessão do Brasil, sobretudo na década de 80. Por isso, não é estranha a dimensão que o tema ganha quando há qualquer sombra de instabilidade, como esta que levou o mercado a reajustar em 122% o preço do tomate.
Sob o olhar atento de uma população que sente no bolso as variações da economia, empresários de todos os setores têm hoje um grande desafio: formar preços justos. Para eles e para seus clientes. A tarefa fica ainda mais delicada para quem administra pequenos negócios. Sem uma grande estrutura à disposição, capaz de favorecer a produção em escala e o enxugamento de custos, os empreendedores precisam seguir um planejamento cuidadoso para não comprometerem o caixa da empresa.
“Sabe como a política de preços funciona na prática?”, questiona Claudio Felisoni de Angelo, presidente do conselho do Programa de Administração do Varejo (Provar/Ibevar), para responder em seguida. “Se eu sou empresário e não tenho muita certeza se a inflação vai ser de 6,5% ou de 6,59%, talvez seja melhor fazer a remarcação de 7% ou de 8%. Isso acontece hoje.”
Mesmo assim, Celso Grisi, professor da Fipecafi, bate na questão da gestão para fugir desse ciclo de remarcações para cima e para baixo. Para o especialista, é comum o dono de uma empresa pequena usar o dia a dia como base para determinar se vai fazer uma compra maior ou liquidar tudo. A administração de forma empírica, garante Grisi, gera um efeito dominó que chega ao preço final. “Apostar em uma data com potencial de vendas e não obter um bom resultado é o mais comum. Com estoque encalhado, a primeira ideia que surge é fazer uma promoção, onde o lucro é perdido”, afirma o professor.
Para Luiz Arnaldo Biagio, professor da Business School São Paulo, a dificuldade em determinar o preço é mesmo provocada, principalmente, pela falta de organização e de visão a longo prazo do empreendedor. “A grande fase de uma empresa é o desenho do plano de negócios. Quando bem detalhado, você pode confiar nele também para precificar ou fazer uma ação que não vai gerar problema de liquidez mais tarde”, analisa.
Mirar na fórmula da concorrência também não resolve a questão. Mas é importante estar alinhado com o mercado, explica Adriano Gomes, professor de estratégia da ESPM. Para o especialista, o que serve para uma empresa pode não ser bom para outra. Simples assim. “Tem que ser levada em consideração as atribuições de valor que o próprio consumidor determina. A marca leva ao produto ou serviço algo intangível”, explica.
Além de contemplar os custos de produção e os operacionais, ao formar o preço, o empresário pode definir uma margem de ganhos próprios irreal. É neste quesito que muitos derrapam. “A ambição humana complica. Existe uma tentação à margens de lucro maiores”, conclui Grisi.
Fonte: Gestão de Restaurantes
Marcadores:
empreendedor,
estratégias,
negócio,
restaurante
quinta-feira, 10 de julho de 2014
Conheça 9 aplicativos desenvolvidos no Brasil que fazem sucesso
Os usuários brasileiros de smartphone utilizam todos os dias dezenas de apps diferentes, mas o que muitos deles não sabem é que boa parte destes programas se tratam de ideias originais desenvolvidas por outros conterrâneos. Segundo dados oriundos da própria Apple, o Brasil é o país “emergente” que mais utiliza aplicativos nacionais.
Para comemorar este dado, o TecMundo decidiu criar uma pequena lista com o que acreditamos que sejam os melhores, mais úteis e também os mais populares apps criados por desenvolvedores brasileiros. Optamos por esta variedade de critérios para não repetir aplicativos com os mesmos temas.
Outro fator importante para a composição da lista foi a decisão de não ocupá-la com pequenas facilidades mecânicas, como o app que coloca o dígito 9 na frente de todos os seus números. A lista foi colocada em ordem alfabética e a posição de cada aplicativo não representa a qualidade deste.
1. Easybeer
O Easybeer é um aplicativo que pode salvar a sua festa ou seu churrasco de final de semana com os amigos. Ele tenta responder as grandes perguntas destes momentos: onde comprar a cerveja? E onde ela estará mais barata? Este app brasileiro pega a sua localização no momento do acesso e a utiliza para indicar onde comprar cerveja por um preço menor na sua região.
A ideia atrás do Easybeer é criar um aplicativo colaborativo onde os diferentes usuários poderão informar o preço das cervejas nos locais. Se você encontrar uma promoção em determinado mercado, basta acessar o app e colocar os detalhes sobre ela, sempre de maneira simples e quase sem esforço. Este aspecto comunitário é tanto uma vantagem quanto uma desvantagem, afinal é possível que a sua região ainda não apresente tantas informações sobre os mercados locais. Para resolver isso, comece você mesmo a adicionar preços ao banco de dados, incentivando o crescimento da comunidade na sua cidade.
Com este aplicativo você escolhe o raio de alcance a ser buscado, com distâncias que variam entre 5 km e 30 km. Você também poderá escolher suas marcas favoritas para um resultado mais preciso. Por fim, o Easybeer também conta com diversas informações sobre as cervejas em seu acervo que vão lhe tornar um verdadeiro especialista.
2. Easytaxi
O Easy Taxi é um dos aplicativos mais populares e úteis do mercado. Ele basicamente permite que os passageiros peçam uma corrida por meio de seu smartphone e ainda selecionem com antecedência as formas de pagamento.
Além das facilidades, o Easy Taxi também conquista seu público devido as suas diferentes iniciativas que incluem: Free Taxi Day (ande de táxi de graça), Bibliotáxi (livros gratuitos nos táxis da empresa) e Se beber, vá de táxi (promove uma condução segura e responsável), entre outras campanhas e parcerias.
Outra vantagem do Easytaxi é a sua forma de pagamento exclusiva, que pode ser gerada a partir do smartphone do motorista e confirmada no aparelho do passageiro. O uso é simples e oferece mais segurança ao usuário e ao taxista, já que diminui o uso do dinheiro em papel e não exige a apresentação do cartão no ato do pagamento. Por estas razões, o Easytaxi tem sido copiado por dezenas de outros serviços aqui e em vários países.
3. FlexDroid
Este aplicativo foi criado para ajudar todas aquelas pessoas que possuem um carro Flex. Apesar de ser muito simples, o FlexDroid confere se é mais vantajoso abastecer o automóvel com Álcool ou Gasolina dependendo do preço de cada um.
Como um adicional, o aplicativo também localiza os postos mais próximos de você. Uma vez nele, basta você inserir o preço de cada um dos combustíveis e o software vai calcular qual deles será mais em conta em termos de custo total, ponderando o valor em relação a quilometragem que o veículo será capaz de fazer.
4. iFood
Se você ainda precisa ligar pelo telefone para pedir comida, ou fica remexendo os diferentes cardápios na sua casa, sinto lhe dizer, mas você está vivendo no passado. Aplicativos como o iFood desenvolveram um sistema inovador para que você possa pedir comida ao domicílio pela internet sem maiores complicações. Este aplicativo possui uma ampla base de restaurantes de todo tipo, e com poucos cliques você escolhe seus pratos e pode ficar tranquilo esperando a comida chegar.
Com o iFood, sem qualquer tipo de pagamento adicional, você faz seu pedido em milhares de restaurantes com rapidez e segurança. O aplicativo lhe permite navegar no cardápio e escolher o que quer pedir, além de conter diversas promoções exclusivas. Ele também possui outras facilidades, como a opção “Refazer pedidos”, na qual você navega pelos seus pedidos antigos e pode refazê-los quando quiser, com apenas um toque.
Todos os cardápios disponíveis no iFood são atualizados em tempo real e contêm informações precisas sobre preços, descrições e promoções de determinado restaurante. O aplicativo também conta com um sistema de transmissão que garante que os seus pedidos sejam confirmados em tempo real, evitando assim que você espere pelo seu lanche em vão.
5. Larica Total
O aplicativo Larica Total se diz o principal expoente do que é chamado de culinária de guerrilha. Baseado no programa de TV do mesmo nome, este aplicativo pode ser usado para lhe ajudar a criar todo tipo de bizarrice com os limitados ingredientes da sua cozinha. Basta colocar nele o que você tem em casa que o mesmo lhe oferecerá uma lista de receitas personalizada.
O Larica Total também é excelente para compartilhar suas experiências na cozinha, com um banco de dados que é alimentado diariamente pelos outros usuários. O aplicativo conta com os grandes clássicos da “gastronomia da vida”, como: o Frango-totalflex, a Moqueca de Ovo, o Misto-quente gratinado, o Hambúrguer Você e o inacreditável Sushi de Feijoada.
A interatividade do programa também é bem interessante, e todas as receitas enviadas por você, pelos outros usuários do Larica, chefs, cozinheiros e cozinheiras da guerrilha estão sujeitas a votação, ajudando você a escolher as suas preferidas. Também é possível compartilhar estas receitas únicas com seus amigos através das redes sociais.
6. Mãos no Volante
Este aplicativo foi desenvolvido pelo Ministério das Cidades com o objetivo de educar o motorista a não utilizar o celular enquanto ele estiver no volante. Uma vez baixado e instalado, basta acionar a tecla Iniciar para dar a partida no mesmo. Nas configurações você escolhe delimitar o tempo de bloqueio das chamadas, de acordo com o trajeto do motorista.
Para entender melhor como ele funciona, pensa no seguinte exemplo: um motorista sabe que vai chegar ao seu destino em 30 minutos e poderá programar o seu celular para não receber as chamadas durante esse período. O mesmo poderia ser executado ao desligar o aparelho, mas a vantagem é que qualquer pessoa que ligar para o motorista enquanto o mesmo estiver dirigindo, terá a sua ligação cancelada e, na sequência, receberá uma mensagem de texto informando que a pessoa está dirigindo naquele momento.
A mensagem pode ser personalizada pelo motorista, explicando o motivo para o não atendimento da chamada, que pode ser uma reunião, o trânsito ou qualquer outra razão da sua escolha. Sobre o recebimento de SMS, o aplicativo também bloqueia as notificações de mensagem, mas ele pode visualizá-las assim que desabilitar o programa. Apesar de ser considerado um aplicativo muito simples, ele pode ser bem útil para diversas situações.
7. Muambator
O Muambator é um aplicativo brasileiro dedicado a solucionar um problema tipicamente nosso, o constante atraso das encomendas do correio. Este foi efetivamente o primeiro projeto para notificação de pacotes e encomendas do Brasil, e ele não poderia ser mais simples em sua função: alertar qualquer mudança na trajetória dos seus produtos registrados até a sua chegada.
Para fazê-lo funcionar, basta baixá-lo e registrar uma encomenda. O Muambator é o jeito mais simples e prático para sanar a angústia causada pelos atrasos do nosso serviço de correio e de nossos postos alfandegários.
8. Qual Operadora?
Este aplicativo está aqui por duas razões: ele é extremamente útil e se encontra na lista de mais baixados há muitos anos. Sua função é descobrir a operadora de qualquer número celular ou fixo do Brasil, inclusive daqueles que fizeram portabilidade.
Ao baixar este aplicativo, ele vai atualizar toda a sua agenda com rótulos que informam a empresa vinculada a cada número. O “Qual Operadora? ” é simples, automatizado e vai lhe ajudar a aproveitar melhor todo tipo de promoção e benefícios de ligar para números da sua própria operadora.
9. Recomind Serviços
O Recomind é um aplicativo criado para que você encontre os prestadores de serviço que você procura: eletricista, designer, encanador, produtor de conteúdo e tantos outros profissionais liberais. Este app se propõe a ser a forma mais viva e simples de encontrar prestadores de serviços, com opiniões reais e atualizadas de outros clientes, incluindo amigos, familiares e vizinhos. A ideia é descobrir em poucos segundos se o marceneiro que você pretende contratar tem bom acabamento ou se o taxista que você precisa é pontual.
Originalmente uma ferramenta das redes sociais, o Recomind ganhou versões para iPhone e Android ao longo do desenrolar do projeto. Com estes apps você ainda usa o poder das redes sociais para aumentar as chances encontrar o profissional certo, criando um alerta com sua necessidade e recebendo indicações de quem já contratou e aprovou!
Os aplicativos gratuitos deixam os seus contatos de serviços sempre organizados. Além disso, eles também funcionam como uma versão simplificada do site oficial, de onde você pode realizar todas as ações oferecidas pela rede Recomind, como recomendar profissionais e escrever resenhas sobre os diferentes serviços.
Com informações do site TecMundo
Marcadores:
aplicativos,
ideias,
qualidade,
variedade
quarta-feira, 9 de julho de 2014
Samsung decide dar um fim à produção de televisores de plasma
Parece mesmo que estamos chegando ao fim dos televisores de Plasma. Depois que a Panasonic cancelou a sua linha deste tipo de TV no ano passado, a Samsung assumiu a posição da principal produtora de televisores de plasma com a F8500. Agora, em uma nota oficial, a empresa coreana admite que também vai interromper a sua produção, optando por tecnologias mais baratas como LCD e OLED.
Quando os televisores de plasma foram lançados, estes aparelhos arrebataram a crítica especializada, ganhando resenhas espetaculares das principais revistas e sites de tecnologia, mas não tiveram tanto sucesso com o público. O problema principal sempre foi uma questão de custo, mesmo com a boa fama dos televisores de plasma, a maioria das pessoas acabou optando por comprar telas de OLED e LCD, cujo os preços são consideravelmente mais baixos.
Por esta razão, em uma declaração à CNET, a Samsung anunciou que vai interromper a produção de televisores de plasma em novembro de 2014. O foco principal da empresa será o desenvolvimento de TVs com tecnologia 4K e suas telas curvas em Ultra HD. As dificuldades de adaptação do plasma a este novo formato de televisão foi a última pedra no caixão dessa linha, que não conseguiram competir com as TVs de LED, com um qualidade crescente e preços mais competitivos.
Esta decisão da Samsung, deixa a LG como única produtora de TVs de Plasma do mundo. Apesar disso, é esperado que a empresa coreana também interrompa a produção de televisores desta linha em um futuro próximo.
FONTE(S)CNET
Marcadores:
produção,
sansung,
tecnologias,
televisores
segunda-feira, 7 de julho de 2014
Faça seus colaboradores se sentirem parte da equipe
Os garçons, cozinheiros, recepcionistas e toda sua equipe, são mais do que funcionários. Eles são o coração de seu restaurante, e podem “fazê-lo” ou “quebrá-lo”. Se eles estiverem felizes e forem bons no que fazem, podem atrair ainda mais clientes e fazer do seu restaurante um lugar a que todos sempre gostarão de voltar. Mas, se seus funcionários estiverem descontentes e mal-humorados, lamento, mas seu restaurante não tem muita chance de sobreviver.
Então como é que você pode ter certeza de que sua equipe atrai os clientes em vez de repeli-los? Tudo começa com a percepção da equipe, de que eles são uma parte importante do sucesso do restaurante. Quando todos trabalham em conjunto, você tem uma chance muito maior de ter um restaurante de sucesso. Estas são algumas ideias que recolhi, de como você pode fazer seus funcionários se sentirem parte de uma equipe vencedora.
Certifique-se que os novos funcionários se sintam em casa – Iniciar num novo emprego pode ser difícil. Os “calouros” não conhecem ninguém e têm toda uma nova cultura local de trabalho para se encaixar. Você pode ajudá-los a se sentir muito mais confortáveis, se eles tiverem “padrinhos”. Faça com que cada novo funcionário tenha como “padrinho/madrinha” um membro mais antigo da equipe. “Pague” um almoço para ambos. Este relacionamento pode gerar bons frutos e, com certeza, vai minorar o “sofrimento” do novo membro da equipe.
Seus procedimentos devem estar escritos – Você tem uma lista detalhada das políticas e procedimentos do seu restaurante? Ou isto é apenas um “boca a boca” entre você e os funcionários? É importante manter um registro escrito, ou então os novos funcionários estarão completamente perdidos. É difícil se sentir como parte da equipe, quando nem mesmo você conhece as regras.
Planeje atividades conjuntas – Faça com que seus funcionários se conheçam uns aos outros – enquanto não estão trabalhando – planeje, por exemplo, um piquenique ou uma visita a um local diferente (museu, zoológico, etc.). Quando os funcionários se conhecem uns aos outros, como pessoas, eles estão mais propensos a sentir como parte de uma equipe.
Deixe claros os objetivos do seu restaurante – Quando as pessoas conhecem seus planos para o restaurante e conseguem se “enquadrar” dentro deles, a equipe está formada. Enfatize o quanto é importante que todos trabalhem juntos para atingir objetivos do restaurante.
Desencoraje a competição – Claro, um pouco de competição amigável pode ser divertida. Mas isso não significa que você deseja iniciar uma cultura de disputa sem trégua. Incentive seus funcionários a trabalhar em conjunto em vez de lutar uns contra os outros.
Colete opiniões – Sempre que puder, pergunte a seus funcionários como eles acham que as coisas estão indo. Se você fizer isso em reuniões de grupo ou mesmo num bate papo pessoal, eles irão perceber que você os valoriza como profissionais e leva em conta suas opiniões.
Compartilhe as notícias positivas - Seu restaurante recebeu um comentário positivo de um crítico gastronômico? Ele foi mencionado num roteiro turístico da região? Um cliente fez uma menção positiva no Facebook? Compartilhe essas conquistas com a equipe. Se eles souberem que sua contribuição é valorizada, eles vão se sentir cada vez mais importantes, e parte de uma equipe vencedora.
É importante perceber que os seus funcionários não são recursos facilmente substituíveis – eles são uma parte essencial do sucesso de seu restaurante. Ao fazer o seu pessoal se sentir como parte de uma equipe, você pode criar os funcionários mais felizes e um negócio muito mais forte.
Com informações do Blog do Banas
Marcadores:
clientes,
conjunto,
funcionários,
restaurante
quinta-feira, 3 de julho de 2014
Torne seus colaboradores mais receptivos às novas tecnologias
Os locais destinados à estocagem devem estar rigorosamente limpos (lavados e desinfetados), sem resíduos de alimentos ou sujeira. Os materiais fora de uso (inclusive estrados) devem ser retirados das áreas de armazenamento, para evitar a presença de insetos, roedores e pássaros.
ALIMENTOS
1 – Toda mercadoria deve ser retirada da embalagem secundária, como caixas de papelão ou sacos de papel.
2 – As embalagens de todos os produtos devem ter identificação. Caso contrário deverão ser colocadas etiquetas com as seguintes informações: nome, marca, fabricante, data de fabricação, prazo de validade, composição do produto e registro em órgão competente.
3 – Produtos descartáveis também devem ser mantido separados dos itens citados anteriormente.
4 – Devem estar afastados pelo menos 10 cm da parede e 60 cm do teto, para permitir a circulação de ar entre os alimentos.
5 – O empilhamento no estoque devem ser alinhado e em altura que não prejudique as características do produto. As pilhas devem ser organizadas em forma de cruz para favorecer a circulação de ar entre os produtos e evitar acidentes.
6 – Os alimentos industrializados (conservas, enlatados, etc) devem ser mantidos afastados dos grãos e cereais para evitar infestação por insetos.
7 – Os alimentos que tiverem suas embalagens abertas ou danificadas devem ser transferidos para recipientes adequados (de plástico), lavados e desinfetados, ou embalados em plástico transparente. Além disso, devem ser devidamente etiquetados com o nome do produto, fornecedor, datas de abertura e de validade. Após a troca de embalagem ou manipulação, a validade será de 30 dias.
8 – Produtos de fabricação mais antiga devem ser posicionados de forma a serem consumidos em primeiro lugar. A data de validade deve ser observada e nunca podem ser utilizados produtos vencidos.
9 – Os alimentos devem ser porcionados com utensílios exclusivos e higienizados. Após o porcionamento, as embalagens devem ser fechadas adequadamente.
10 – Os alimentos não devem ficar armazenados junto a produtos de limpeza, químicos ou de higiene.
11 – Não devem ser colocados diretamente no chão. Devem estar apoiados sobre estrados ou prateleiras das estantes (os estrados devem estar a 25 cm de altura do chão).
12 – Não se deve armazenar vidros de “cabeça para baixo”, porque favorece o aparecimento de ferrugem nas tampas.
13 – Não devem existir caixas de madeira ou papelão em nenhuma área do serviço de alimentação.
Com informações do site Blog do Banas
Marcadores:
alimentos,
armazenamento,
estocagem,
mercadoria
quarta-feira, 2 de julho de 2014
Aplicativo promete apagar arquivos apagados do Android
Para solucionar o problema, o usuário pode baixar programas que prometem resgatar o conteúdo, mesmo que deletados. Um deles é o Wondershare Dr.Fone para Android. O software também possui versão para dispositivos da Apple.
É importante saber que, em sua versão gratuita, o programa permite apenas visualizar os arquivos. Para restaurá-los (e assim, armazená-los novamente no computador), deve-se comprar a licença do software, com preço a partir de 39,95 euros.
Nos testes realizados pelo UOL Tecnologia em diferentes momentos e com diversos dados, o programa encontrou e recuperou documentos e imagens previamente deletados do smartphone (Alcatel One Touch Idol, com Android 4.1). Essa eficácia, entretanto, pode variar de acordo com o telefone, o sistema operacional e o conteúdo apagado. O que se recomenda é utilizar o programa gratuitamente. Só se realmente encontrar algum material deletado, você avalia se vale a penas pagar pela licença.
Após fazer o download no celular, acompanhe o tutorial feito em um aparelho Android (o passo a passo em iOS é similar):
1. Abra o programa. Ele pedirá que o usuário conecte o smartphone ao computador. Depois de fazer isso, Dr.Fone passará automaticamente para a etapa seguinte
2. Agora, clique em 'Iniciar' para o programa fazer a varredura em seu celular
3. O software varrerá todo o conteúdo que já passou em seu aparelho. Sejam fotos, contatos, mensagens, vídeos, áudio ou documentos, o Dr.Fone tentará achá-los
4. Após terminar a verificação, o programa exibirá o conteúdo encontrado. Caso você tenha comprado os direitos do software, clique naquele que você está procurando e depois selecione 'Recuperar'. O conteúdo será transferido para seu computador
Com informações do site Uol
É importante saber que, em sua versão gratuita, o programa permite apenas visualizar os arquivos. Para restaurá-los (e assim, armazená-los novamente no computador), deve-se comprar a licença do software, com preço a partir de 39,95 euros.
Nos testes realizados pelo UOL Tecnologia em diferentes momentos e com diversos dados, o programa encontrou e recuperou documentos e imagens previamente deletados do smartphone (Alcatel One Touch Idol, com Android 4.1). Essa eficácia, entretanto, pode variar de acordo com o telefone, o sistema operacional e o conteúdo apagado. O que se recomenda é utilizar o programa gratuitamente. Só se realmente encontrar algum material deletado, você avalia se vale a penas pagar pela licença.
Após fazer o download no celular, acompanhe o tutorial feito em um aparelho Android (o passo a passo em iOS é similar):
1. Abra o programa. Ele pedirá que o usuário conecte o smartphone ao computador. Depois de fazer isso, Dr.Fone passará automaticamente para a etapa seguinte
2. Agora, clique em 'Iniciar' para o programa fazer a varredura em seu celular
3. O software varrerá todo o conteúdo que já passou em seu aparelho. Sejam fotos, contatos, mensagens, vídeos, áudio ou documentos, o Dr.Fone tentará achá-los
4. Após terminar a verificação, o programa exibirá o conteúdo encontrado. Caso você tenha comprado os direitos do software, clique naquele que você está procurando e depois selecione 'Recuperar'. O conteúdo será transferido para seu computador
Com informações do site Uol
terça-feira, 1 de julho de 2014
Estabeleça metas aos seus colaboradores
Você provavelmente define metas para o seu restaurante (e se você não faz isso, deveria). Mas o que acontece com seus colaboradores? Você estipula metas de trabalho e realização, ou eles simplesmente aparecem todos os dias, fazem o mínimo, e voltam para casa? Definir metas para a equipe pode gerar inúmeros benefícios, além de ajudar o seu restaurante a se tornar muito mais bem sucedido.
Metas para manter os funcionários focados – Vamos dizer que você quer que os garçons “vendam” um determinado número de sua refeição mais rentável, ou aumentem suas vendas diárias em 5%. Naturalmente, eles estarão mais engajados, se trabalharem para atingir estes objetivos, do que fariam se estivessem simplesmente fazendo o óbvio, sem ter um foco no aumento de vendas.
Metas para fazer os funcionários se sentirem seguros em seus postos de trabalho – Funcionários seguros são a diferença entre um bom e um mau restaurante. Quando eles não se sentem como se “pertencessem” a um negócio, eles não irão trabalhar tão engajados quanto poderiam. As metas devem fazer com que os funcionários sintam como suas ações podem melhorar a empresa, o que os faz sentir como parte de uma equipe. Uma equipe tranquila trabalha mais e está mais propensa a fazer “algo mais” em vez de apenas trabalhar no piloto automático. As metas, neste caso, visam efetivar e promover os melhores profissionais.
As metas vão fazer com que você perceba os pontos fortes de seus funcionários – Se um de seus colaboradores constantemente atinge suas metas, você vai descobrir quais as áreas em que ele mais se destaca. Por exemplo, se um garçom sempre atinge as metas de vendas, é fácil perceber que ele seria extremamente importante nos turnos de maior movimento.
As metas vão permitir com que você detecte os pontos fracos de seus funcionários – Por outro lado, se um de seus colaboradores não cumpre determinados objetivos, você vai ser capaz de ver claramente suas deficiências. Isso vai ajudá-lo a descobrir quem está precisando de um treinamento mais aprofundado.
As metas irão facilitar seu trabalho de decidir sobre aumentos e promoções – Os objetivos são uma maneira mais visível de medir o desempenho de um funcionário, o que é extremamente importante na hora de distribuir recompensas ou decidir sobre uma promoção. Os funcionários que sempre atingem seus objetivos devem receber uma atenção especial e ter seus ganhos melhorados através de prêmios e/ou promoções.
Metas para melhorar a comunicação – Definir metas para seus funcionários e monitorar seu progresso necessita de boa comunicação, o que ajuda você a ficar conectado com a equipe. Comunique-se sempre com os profissionais do restaurante, monitore seu progresso e colete seus comentários. Isto vai fazer com que sua gestão seja muito mais profícua e objetiva. Além de ganhar o reconhecimento dos colaboradores.
Definir metas para os funcionários é uma ótima maneira de ajudar o seu bar ou restaurante se tornar mais bem sucedido. Que tal começar hoje mesmo?
Boa sorte e bons negócios!!!
Com informações do Blog do Banas
Marcadores:
benefícios,
metas,
restaurante,
trabalho
Assinar:
Postagens (Atom)