segunda-feira, 7 de julho de 2014

Faça seus colaboradores se sentirem parte da equipe


Os garçons, cozinheiros, recepcionistas e toda sua equipe, são mais do que funcionários. Eles são o coração de seu restaurante, e podem “fazê-lo” ou “quebrá-lo”. Se eles estiverem felizes e forem bons no que fazem, podem atrair ainda mais clientes e fazer do seu restaurante um lugar a que todos sempre gostarão de voltar. Mas, se seus funcionários estiverem descontentes e mal-humorados, lamento, mas seu restaurante não tem muita chance de sobreviver.

Então como é que você pode ter certeza de que sua equipe atrai os clientes em vez de repeli-los? Tudo começa com a percepção da equipe, de que eles são uma parte importante do sucesso do restaurante. Quando todos trabalham em conjunto, você tem uma chance muito maior de ter um restaurante de sucesso. Estas são algumas ideias que recolhi, de como você pode fazer seus funcionários se sentirem parte de uma equipe vencedora.

Certifique-se que os novos funcionários se sintam em casa – Iniciar num novo emprego pode ser difícil. Os “calouros” não conhecem ninguém e têm toda uma nova cultura local de trabalho para se encaixar. Você pode ajudá-los a se sentir muito mais confortáveis, se eles tiverem “padrinhos”. Faça com que cada novo funcionário tenha como “padrinho/madrinha” um membro mais antigo da equipe. “Pague” um almoço para ambos. Este relacionamento pode gerar bons frutos e, com certeza, vai minorar o “sofrimento” do novo membro da equipe.

Seus procedimentos devem estar escritos – Você tem uma lista detalhada das políticas e procedimentos do seu restaurante? Ou isto é apenas um “boca a boca” entre você e os funcionários? É importante manter um registro escrito, ou então os novos funcionários estarão completamente perdidos. É difícil se sentir como parte da equipe, quando nem mesmo você conhece as regras.
Planeje atividades conjuntas – Faça com que seus funcionários se conheçam uns aos outros – enquanto não estão trabalhando – planeje, por exemplo, um piquenique ou uma visita a um local diferente (museu, zoológico, etc.). Quando os funcionários se conhecem uns aos outros, como pessoas, eles estão mais propensos a sentir como parte de uma equipe.

Deixe claros os objetivos do seu restaurante – Quando as pessoas conhecem seus planos para o restaurante e conseguem se “enquadrar” dentro deles, a equipe está formada. Enfatize o quanto é importante que todos trabalhem juntos para atingir objetivos do restaurante.

Desencoraje a competição – Claro, um pouco de competição amigável pode ser divertida. Mas isso não significa que você deseja iniciar uma cultura de disputa sem trégua. Incentive seus funcionários a trabalhar em conjunto em vez de lutar uns contra os outros.

Colete opiniões – Sempre que puder, pergunte a seus funcionários como eles acham que as coisas estão indo. Se você fizer isso em reuniões de grupo ou mesmo num bate papo pessoal, eles irão perceber que você os valoriza como profissionais e leva em conta suas opiniões.

Compartilhe as notícias positivas - Seu restaurante recebeu um comentário positivo de um crítico gastronômico? Ele foi mencionado num roteiro turístico da região? Um cliente fez uma menção positiva no Facebook? Compartilhe essas conquistas com a equipe. Se eles souberem que sua contribuição é valorizada, eles vão se sentir cada vez mais importantes, e parte de uma equipe vencedora.

É importante perceber que os seus funcionários não são recursos facilmente substituíveis – eles são uma parte essencial do sucesso de seu restaurante. Ao fazer o seu pessoal se sentir como parte de uma equipe, você pode criar os funcionários mais felizes e um negócio muito mais forte.

Com informações do Blog do Banas

Nenhum comentário:

Postar um comentário