Segundo
especialista, quem quer alcançar o sucesso deve evitar atitudes e
comportamentos inadequados
Atualização constante, habilidades comportamentais, inglês fluente. Todos
esses itens fazem parte da lista básica de quem quer ter sucesso na vida
profissional. Entretanto, segui-los à risca pode não ser o suficiente, se a
pessoa não evitar atitudes e comportamentos inadequados.
De acordo com o especialista em estratégias empresariais e professor da
Universidade Mackenzie e FGV-RJ, Marcos Morita, agir e não pensar, por exemplo,
é uma das sete dicas do que não fazer para ser bem-sucedido na carreira.
Na opinião dele, não parar de tempos em tempos para avaliar as próprias
atitudes e comportamentos pode ser um erro fatal. “Pare de vez em quando e
converse com seu superior, colegas e subordinados de maneira aberta,
solicitando que pontuem sobre suas atitudes e comportamentos”, diz.
Dicas
Abaixo, as outras seis atitudes que devem passar bem longe de quem quer
alcançar o topo:
“Cuida do seu, que eu cuido do meu! ” Certamente, você já
deve ter escutado frases como: “isto não é de minha responsabilidade”, ou “não
sou pago para isso”. Entretanto, segundo Morita, ainda que haja colegas que,
realmente, abusam da boa vontade alheia, antes de responder, o ideal é ver se
realmente a questão não é de sua alçada e se não há mesmo como colaborar.
“É melhor não fazer, vai que eu erre!” O medo de errar
também é muito prejudicial à carreira. Para o especialista, dentro de padrões
aceitáveis, o erro demonstra a proatividade do colaborador. "Prefiro os que
erram por fazer, as que não fazem por medo de errar", diz.
"Tchau. Já deu o meu horário." Quem quer ser
bem-sucedido na carreira precisa ser flexível. Em outras palavras, a pessoa não
precisa ficar até mais tarde todos os dias, mas deve se mostrar disponível ao
perceber que a equipe está em apuros.
“O problema é esse, como você vai resolver?” Problemas
devem ser resolvidos, entretanto, profissionais que sempre levam problemas à
chefia imediata, sem propor soluções, acabam ficando com uma imagem negativa.
Ou seja, se vai levar a farinha, entregue ao menos a receita.
“Tive uma ideia, mas acho melhor ficar na minha.” Engana-se
quem pensa que somente aqueles que possuem altas posições podem fazer a
diferença. Na opinião de Morita, os profissionais devem ter ideias, sugerir,
implementar e divulgar. “Grandes sacadas surgem na linha de frente, a qual
convive e vive os problemas dos clientes no dia a dia”.
“Desculpe-me, não sou político.” Muita gente torce o nariz
para essa estratégia, mas o fato, explica o especialista, é que alianças e
coligações devem fazer parte do dia a dia, independentemente do nível
hierárquico do profissional ou função. “Em situações de estresse e alta
demanda, é o bom relacionamento que muitas vezes fará com que seu pedido seja
atendido com prioridade por outro colega de trabalho”.
Com informações do site Administradores.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário