quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Ideias que vêm e que ficam


De onde vêm as bo­as ideias? Mais do que isso, o que é uma boa ideia? E como se faz para transformar uma ideia numa grande empresa, da magnitude de algumas das que vemos hoje, com milhões de clientes? Muita gente pensa que uma ideia brilhante é o começo de tudo. Depois, sorte.

Na prática, é bem diferente. Ideias brilhantes voando por aí são um mito. Toda empresa parte de uma hipótese — a de que aquilo que se deseja criar é capaz de suprir a necessidade de alguém. É o início de um caminho igual ao do método científico, que aprendemos na escola. Comece com uma hipótese. Teste-a. Se for correta, continue construindo em cima dessa hipótese com mais hipóteses, que também deverão ser testadas.

Quando uma hipótese se mostrar incorreta, descarte-a — mas aproveite as informações adquiridas no teste para dar o próximo passo com mais firmeza. Repita tudo de novo, siga com prudência e meça o resultado.

Não é romântico. Não há fórmula mágica. Não há atalhos. Não há uma resposta certa — principalmente para quem está criando algo realmente inovador, pois se está lidando com hipóteses para as quais ninguém tem as respostas ainda. Cabe a você encontrá-las, com muitas tentativas e erros.

Os negócios dirigidos por pessoas com paixão pelos detalhes e que decidem cada aspecto com um propósito são os que realmente crescem. É assim em todos os níveis — ao testar o posicionamento do produto para deixar mais clara sua proposta de valor ou nos testes para escolher o melhor ícone para um aplicativo móvel.

Quase todos os empreendedores que conheci começaram com uma ideia inicial que julgavam ser muito boa. Porém, testando suas hipóteses viram que havia maneiras diferentes de encontrar soluções para os problemas que queriam resolver. E, muitas vezes, isso implicava substituir a ideia inicial por outra.

O caminho da tentativa e erro é o caminho do aprendizado. Assim como ninguém normal acumula um grande conhecimento do dia para a noite, o crescimento de uma empresa não acontece de repente. Só vem depois de muito tempo, geralmente anos, de bateção de cabeça até achar o rumo ideal.

Para que seus projetos se realizem, tenha um método para testar suas hipóteses e revelar as corretas. Siga em frente com elas. Acredite em resiliência — e não em sorte. Acredite em transpiração — e não em inspiração.

Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário