Fazer um registro detalhado permite analisar os números e identificar pontos que podem melhorar
Ser franqueado de uma boa rede significa contar com o know-how do franqueador para uma série de aspectos, como marketing, vendas, produção e, claro, as finanças. Mas o franqueado também precisa fazer a sua parte. Na lida diária com os números, é responsabilidade dele fazer os registros adequados e analisar as informações para identificar, junto com o franqueador, como pode melhorar. Maurício Galhardo, sócio-diretor administrativo financeiro da consultoria Praxis Business, listou os passos para aprimorar essa gestão na loja. Confira.
1. Estude o fluxo de caixa pós-abertura
As redes costumam fazer estudos de viabilidade, mas nem todas mostram uma projeção de fluxo de caixa para os primeiros meses da unidade. É importante que o franqueado tenha esse horizonte para saber qual será a sua necessidade de capital de giro e a partir de quando deve começar a ganhar dinheiro. “Isso influencia o montante que ele irá investir na loja”, diz Galhardo.
2. Faça a coleta de informações
Com a loja em operação, transforme o registro das informações financeiras em um hábito. Isso inclui orientar os funcionários sobre os procedimentos corretos – quais dados coletar e onde os anotar. Muitas vezes, o próprio franqueador determina como isso deve ser feito. A rotina construirá uma base para que o franqueado saiba quais produtos vendem mais, quais geram mais lucro e o que é preciso melhorar para ampliar o resultado do negócio. Também possibilitará a comparação com outras lojas e com períodos anteriores de vendas.
O registro do fluxo de caixa pode ser dividido em grupos. Na parte de entradas, é recomendável fazer registros por classes de produtos e ver qual ter melhor desempenho. Já nas saídas, separar os gastos variáveis (impostos, pagamento de mercadorias, royalties) e os fixos (aluguel, salários).
4. Compartilhe seus números
Há franqueados que resistem a abrir todos os seus números para o franqueador. Mas é dessa forma que a rede constrói uma massa crítica para ajudar as unidades a ter resultados melhores. “É importante que o franqueador deixe isso claro no treinamento inicial. Essa obrigação pode estar até na Circular de Oferta de Franquia e no contrato”, afirma Galhardo. Com esses dados, a rede poderá desenvolver um feedback individualizado e ajudar o franqueado com eventuais dificuldades.
5. Estude maneiras de ampliar o lucro
Com uma análise detalhada das finanças, o franqueado consegue enxergar como melhorar seu lucro. Se não é possível reduzir o aluguel, por exemplo, ele pode investir na equipe de vendas para diluir os custos fixos de ocupação.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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