sexta-feira, 2 de maio de 2014
Como tomar decisões estratégicas
Muitas pequenas e médias empresas compartilham os mesmos desafios de gestão. Na avaliação de Fernando Kimura, consultor de tecnologia de pequenas e médias empresas na Microsoft, existem quatro situações comuns e que puderam ser vistas na realidade dos participantes do Extreme Makeover 2011.
Uma delas é aumentar a produtividade: fazer mais com menos tempo. “A comunicação está dentro disso – por exemplo, compartilhar e-mails e documentos com facilidade, acessar informações de qualquer lugar e falar com mais pessoas ao mesmo tempo”, diz Kimura. Outro desafio recorrente é como gerenciar e conquistar clientes com eficiência.
Tomar decisões estratégicas, a partir do histórico de vendas e outras informações do banco de dados, é outro desafio, pois muitas empresas não têm ferramentas para gerenciar suas informações. O quarto ponto diz respeito à segurança das informações, o que pode ser garantido com um antivírus correto e o backup constante dos dados.
“Mudam-se as soluções ao longo dos anos, mas as dores das pequenas empresas são sempre parecidas”, pontua o consultor da Microsoft. À medida que a empresa se desenvolve, precisa de ferramentas mais automatizadas e integradas para economizar tempo na gestão – o uso das tradicionais planilhas para gerenciamento já não resolve todas as questões de gerenciamento.
As soluções apresentadas pela Microsoft aos empreendedores participantes do Extreme Makeover 2011, em geral, tiveram o objetivo de resolver os quatro problemas recorrentes descritos por Kimura.
Na Drump, o controle de estoque era feito pelo Excel e os preços dos produtos eram decorados pelos funcionários. “Hoje, com duas lojas e uma fábrica, fica mais complicado para o Alexandre fazer esse controle de perto”, diz o consultor. Por isso, a empresa ganhou um software da Linx, parceira da Microsoft, que faz a gestão integrada de confecção e lojas e é usado por grandes marcas do setor têxtil.
Com a previsão de lançamento da loja virtual da Drump, o uso de servidores em nuvem (cloud computing) possibilita dimensionar a capacidade do site de acordo com a demanda. “Em um momento de pico de vendas, como no Natal, você pode usar mais servidores e depois reduzir isso de forma fácil, rápida e pagando somente pelo período de uso”, diz Kimura.
Na agência de intercâmbio Invista em Você, a ferramenta de reunião virtual da Linx, auxilia na produtividade da empresa, que tem uma sede e uma filial e é o maior dos três empreendimentos participantes desta edição do projeto Extreme Makeover. “Isso vai ajudá-los a equalizar as informações dentro da empresa”, observa Kimura. Como na agência o trato com os clientes é um a um, a ferramenta de CRM da Microsoft promete facilitar o trabalho dos sócios e o acompanhamento das negociações. “Eles conhecem cada cliente pelo nome”, observa o consultor.
Os irmãos da DNAventura, na avaliação de Kimura, agora podem aprimorar a segmentação de clientes e o marketing direcionado com o uso do CRM. “Os clientes que moram no Rio de Janeiro precisam de uma comunicação diferente de quem mora fora”, diz. Além disso, como muitas vezes os sócios estão fora do escritório, ferramentas de mobilidade como o Office 365, que armazena os documentos em nuvem, permitem que o trabalho seja feito e acessado de qualquer lugar.
Com informações do site Pequenas Empresas e Grandes Negócios
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