Para começar, o que é um PDV?
PDV significa “ponto de venda”. E é um sistema usado em grande parte dos estabelecimentos de alimentação fora do lar – restaurantes, lanchonetes, bares, padarias – e no varejo em geral. Este sistema, informatizado, permite que os gestores acompanhem as vendas, o fluxo de caixa, o estoque de alimentos, a produção e pode ajudar a simplificar sua contabilidade de maneira considerável.
Por que ele é bom para o restaurante?
Segurança nas transações financeiras – o alto volume de dinheiro e cartões de crédito que passa por um restaurante a cada dia faz com que um sistema de PDV seja quase que essencial. Ele pode acompanhar cada centavo de suas vendas, mas também agir como processador de cartões de crédito. Isso faz com que a transação seja uma atividade mais segura tanto para o cliente, quanto para a empresa. Cada garçom é responsável por suas vendas, e é impossível alterar as “contas” no computador a menos que você tenha a senha. Isso ajuda a reduzir o roubo por parte dos empregados.
Melhora a comunicação entre o salão e a cozinha – como todos os pedidos ficam registrados no computador e, somente depois, enviados para a cozinha – numa impressora local – existe a verificação automática pelo sistema, que evita duplicidade de pedidos, erros na descrição dos pratos, omissão de comandas, e faz o registro imediato de bebidas, etc.. Além disso, reduz sensivelmente a fraude e o roubo.
Controle de estoque – integrado ao seu sistema de controle de estoque, o PDV pode ajudá-lo a otimizar suas compras e administrar seu estoque, gerando economia e reduzindo a necessidade de capital de giro.
Controle da mão de obra – o PDV funciona, também, como controle de horas trabalhadas, facilitando enormemente a preparação da folha de pagamento.
Gestão financeira – ele vai poupar uma quantidade bastante expressiva de dinheiro em mão de obra no seu departamento contábil ou no contador externo. Além disso, junto com as operações diárias de funcionamento do restaurante, o sistema PDV pode fazer o cálculo automático de lucros – e perdas – e impostos sobre vendas.
Quais são as desvantagens de um PDV? - a desvantagem mais evidente para qualquer sistema de PDV é ele é baseado num computador, e sujeito a todos os caprichos tecnológicos. Se acontecer uma falha e você não tiver um back-up, existe o risco de perder todas as suas informações, não apenas das vendas, mas as demonstrações de lucros e perdas e registro de cartão de ponto para cálculo de folha de pagamento. Básico: tenha sempre um back-up.
Certifique-se de ter todas as garantias necessárias – lembra-se de todo o dinheiro que você economizou em contabilidade? Se sua compra foi intempestiva e sem critério, e você não se cercou das garantias necessárias, é possível que venha a gastar muito mais do que economizou para configurar o PDV e ter atendimento para a solução de problemas. Um sistema como esse não tem o mesmo tempo de vida de uma caixa registradora. Você vai precisar substituir os equipamentos, fazer atualização do software e, eventualmente, substituí-lo totalmente por um novo modelo. Os sistemas de PDV vêm com garantia e suporte técnico limitados, e, como qualquer outro equipamento, os problemas sempre parecem começar após o término da garantia. Verifique a possibilidade de fazer um contrato de assistência técnica mais longo, com valores mais acessíveis.
Palavra final – Se você tem uma pequena operação familiar, é possível que ainda não precise de um sistema PDV. No entanto, se você tem sonhos de crescer e aumentar seu fluxo de negócios, não vai conseguir fugir dele, sob pena de sacrificar a gestão do seu estabelecimento.
Com informações do Blog do Banas
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