quinta-feira, 24 de abril de 2014

Pesquisa de mercado é realmente necessária?


Essencial para quem está pensando em lançar um novo produto é analisar o mercado. Mas afinal, qual o significado de uma análise de mercado?

Ela serve para você chegar a duas principais importantes conclusões.

O que os seus clientes querem e, o que seus concorrentes oferecem.

O que os seus clientes querem?

Não importa muito se você acha o produto genial, lindo e maravilhoso, você precisa saber o que seu potencial cliente acha. Se você está querendo lançar um produto já existente, descubra o que as pessoas gostam nele e copie ou faça melhor do que o já existente. Descubra os problemas enfrentados pelos clientes e evite que sua versão tenha os mesmos problemas.

O que os seus concorrentes oferecem?

Lembre-se – se você acha que não terá competição, há algo errado. Mesmo sendo um produto totalmente novo, ele precisa satisfazer uma necessidade já existente. Imagine que você era um vendedor de celulares na antiguidade, sua concorrência seriam os treinadores de pombo-correio. Baseado no que os clientes querem, analise como você está em relação aos concorrentes. Aqui vale muito a criatividade para pensar em como superá-los.

Na prática, existem 2 formas de conseguir essas informações:

Pesquisa de Gabinete

Procurar informações em internet, jornais, etc. pode ser uma boa possibilidade, mas dificilmente te dará ideias muito específicas. Essas fontes são boas apenas para dar uma noção do potencial de mercado, as informações mais úteis, virão na pesquisa de campo.

Pesquisa de Campo

Em algum momento será necessário perguntar diretamente ao cliente o que ele quer. Reuniões presenciais é a melhor opção. Cara-de-pau e um bom papo, farão muita diferença. Afinal de contas, as pessoas são ocupadas, não é fácil pedir para elas pararem suas vidas por um tempo só para te passar informações. Também nunca se esqueça da ética no processo.

Logicamente, dependendo do tipo de negócio, as informações serão obtidas de formas diferentes, mas no final, não são as planilhas, relatórios e estudos que realmente importam, são as conclusões criativas sobre como satisfazer o cliente da melhor forma possível do que ele é satisfeito atualmente.

Com informações do site Canal do Empreendedor

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