quinta-feira, 13 de março de 2014
Salão X Cozinha
Principalmente nos restaurantes à la carte, existe uma sutil, mas real, tensão que pode se desenvolver entre a equipe de salão e a da cozinha.
O pessoal da cozinha imagina que a equipe de salão ganha muito mais (através das gorjetas), sem as longas horas e condições de trabalho difíceis que têm de suportar.
Às vezes, essa situação pode até transbordar para discussões acaloradas, que resultam numa mentalidade de “nós” versus “eles” que afeta negativamente o moral, o volume de negócios e até mesmo o relacionamento com o cliente.
Existem alguns passos que a gestão pode tomar para melhorar o relacionamento entre a equipe de frente e a retaguarda do restaurante.
Mostre à equipe de salão o quanto seu trabalho, e também a receita potencial, são dependentes da cooperação e de um bom relacionamento com o pessoal da cozinha.
Se você costuma premiar a produtividade, inclua a equipe de retaguarda também. Cada equipe tem que receber um prêmio – tanto salão quanto cozinha/preparação. Seja qual for o prêmio. Ainda é uma das melhores maneiras de levantar o moral da equipe.
Recompense seus melhores colaboradores da cozinha com algumas horas extras a cada semana. Quando as pessoas têm a oportunidade de ganhar mais dinheiro, elas se esquecem de comparar seus ganhos com a equipe de salão.
Tente criar um sistema de divisão das gorjetas que seja equânime. Que todos ganhem. Afinal, a equipe de salão depende diretamente da qualidade e produtividade do pessoal da cozinha. E eles têm que entender isso.
Não deixe que uma situação potencialmente explosiva saia do seu controle no restaurante. Faça o que for necessário para promover a valorização, cooperação e respeito entre seus colaboradores.
Todos vão se beneficiar.
Com informações do Blog do Banas
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