segunda-feira, 24 de março de 2014

Como aumentar as vendas de vinho no restaurante

Temos todos acompanhado o crescimento de vendas de vinho em taça. No entanto, os clientes estão exigindo uma maior variedade de oferta, e estão dispostos a pagar por isso. Assim, como é possível, ao mesmo tempo, atender às expectativas dos consumidores e tirar o máximo lucro de cada garrafa?
Num primeiro momento, vamos cuidar da qualidade do produto. Como mantê-la, quando se sabe que o vinho – em sua grande maioria – atinge o “máximo” pouco tempo depois que a garrafa é aberta e se mantém com este padrão por pouco tempo? E como você pode garantir a qualidade para os clientes, depois que a primeira taça é servida? As duas soluções mais indicadas porexperts são: 1) que o líquido fique protegido da oxidação através da injeção de um gás inerte ou, 2) como segunda opção, utilizar um sistema de vácuo para fechar a garrafa. Sem dúvida, a primeira é a mais indicada, e também a mais onerosa, pois exige a compra de equipamentos sofisticados. Não sou nenhum especialista, apenas apreciador, e considero que a segunda possibilidade pode atender à maior parte dos restaurantes, por ser uma solução barata – desde que o consumo seja feito em poucas horas. Uma ou outra, minha ponderação é que se deve utilizar sistemas de preservação – quaisquer que sejam – para garantir a qualidade do vinho e atender às expectativas dos clientes.
Mantida a qualidade, surge a dúvida de como aumentar as vendas e melhorar a rentabilidade dos vinhos em taça. Recolhi algumas ideias, que relaciono a seguir:
Sirva vinhos “especiais do dia” – Faça acordos com pequenas vinícolas para que mostrem sua produção. É uma maneira de prestigiar os pequenos produtores e mostrar aos seus clientes toda a variedade disponível no mercado.
Melhore as descrições dos vinhos – Descrições mais completas e atraentes irão aumentar significativamente as vendas. Alguns restaurantes, nos Estados Unidos, têm sua carta em tablets, com reprodução dos rótulos e ilustrações/descrições das regiões produtoras. Quanto mais as pessoas souberem sobre um vinho, maior a segurança que terão ao fazer o pedido. Hoje, você compratablets mais simples por R$ 250,00. Pode valer o investimento.
Utilize o “elemento surpresa” – Traga novos rótulos e produtores para seu restaurante. Saia do óbvio. Isso vai ajudar a educar os clientes e gerar interesse, através de vinhos de pequenos produtores e safras especiais. Além do fato de poder, também, servir bons vinhos a preços mais em conta.
Ofereça provas – Crie um sistema pelo qual os clientes possam provar os vinhos que harmonizam com os pratos que estão solicitando. Com certeza, isto fará aumentar as vendas dos rótulos menos conhecidos ou de preço mais elevado. A amostragem é uma ótima maneira de remover os obstáculos para a compra.
Harmonize os pratos do cardápio com os vinhos – O cardápio do seu restaurante pode, e deve, oferecer uma harmonização de vinhos (um ou dois) com cada prato do cardápio. Isto vai simplificar a vida do cliente, além de oferecer mais segurança na escolha da bebida mais adequada a cada prato. O serviço em taça facilita ainda mais essa possibilidade, pois o casal pode solicitar vinhos completamente diferentes para cada um deles.
Como eu disse anteriormente, não sou nenhum expert, mas acredito que estas sugestões poderão alavancar suas vendas de vinho em taça – e também em garrafa.
Com informações do Blog do Banas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário