quarta-feira, 26 de março de 2014

Como recompensar bons colaboradores


Estas são algumas sugestões de recompensa para quando alguém faz um trabalho excepcionalmente bom em alguma coisa.

1. Faça-o imediatamente. O atraso mata a “borbulha” da recompensa.
Recompensa imediata, logo no momento que você recebe a boa notícia, é muito mais poderosa do que qualquer coisa que vem depois. Reagir rapidamente nestas situações, é tão crítico para a empresa como atender a um cliente. Não espere. Não anote num papel para analisar na próxima revisão salarial. Faça-o agora. A cada dia que passa, o impacto é diluído.
Um bônus rápido tem mais impacto do que um futuro aumento salarial. Um certificado de presente de R$ 100,00, dado no momento pode ter mais impacto do que um aumento salarial de R$ 25,00 por mês. Já vi isso muitas vezes. O segundo melhor é dar os R$ 25,00 de aumento mensal anunciado e fazê-lo imediatamente.

2. Faça-o publicamente. O reconhecimento é mais importante do que o dinheiro.
Bons profissionais querem elogios e reconhecimento dos superiores. Se você é o chefe, procure sempre maneiras de elogiar alguém com seriedade e reconhecimento – não o blá-blá-blá que ninguém respeita, mas o reconhecimento sério por um bom trabalho e bons resultados – em reuniões, no e-mail, até mesmo na parede.
Dê esse prêmio numa reunião em que os colegas estejam presentes. Envie, ao mesmo tempo, um e-mail para o grupo, para que a pessoa que você quer recompensar receba o benefício adicional de um “documento” para guardar e usar em algum momento futuro. Você tem receio de que essa atitude torne as coisas mais fáceis para que encontrem um novo emprego? Bobagem. Porque que isso os manterá mais felizes no seu emprego atual, com você. E sua vitória de longo prazo é que as pessoas percebam que é melhor trabalhar com você do que em outro lugar.
O reconhecimento concreto específico de bons resultados é mais poderoso, prático e viável do que jogar, como alguns chefes fazem, com “títulos” e cargos. Os cargos afetam todo mundo e você não pode mudá-los constantemente.

3. Bons funcionários querem mais responsabilidade.
Este terceiro ponto é o meu favorito porque tem um duplo golpe incluso. Se você recompensar o sucesso, com mais confiança e responsabilidade, você melhora a toda equipe ao mesmo tempo. As pessoas que não querem fazer mais, não podem ser motivadas por uma maior responsabilidade, mas, também, por definição, essas não são as pessoas que você gostaria de recompensar nesse momento. Mas isto vai mexer com seu (delas) brio e os resultados virão.
Portanto, se o elogio vem através de mais responsabilidade ou de um novo projeto, e é instantâneo, este é o reconhecimento público. Você só maximizou o impacto da recompensa por um bom trabalho.

Com informações do Blog do Banas

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