segunda-feira, 31 de março de 2014

Que tipo de dono você é?


Existem basicamente duas maneiras de aumentar a rentabilidade do restaurante:
  1. Reduzir custos e/ou,
  2. Aumentar as vendas.
Concordo, não há nada de novo nestas afirmações, mas é surpreendente como muitos empresários se concentram muito mais do seu tempo e atenção ao item nº 1, e praticamente ignoram o item n° 2.
Estudos têm demonstrado que existem basicamente dois tipos de gestores: os direcionados aos números e os direcionados ao marketing.
A mente da pessoa direcionada para os números concentra-se, principalmente, na redução de custos e despesas gerais. Embora essa abordagem possa parecer ser a mais adequada para melhorar a rentabilidade no curto prazo, com o tempo isso pode afetar negativamente o fluxo de clientes e reduzir as vendas, fazendo com que o gestor tenha que trabalhar cada vez mais para reduzir, ainda mais, os custos.
Problemas como o custo de guardanapos desperdiçados, os salários de funcionários, as horas extras, os preços cobrados pelos fornecedores, o custo de alimentos, etc., são suas principais preocupações.
Na verdade, é fácil calcular o custo de horas extras, mas é impossível quantificar quantos clientes não voltaram ao restaurante em função da lentidão do atendimento e falta de pessoal.
Por outro lado, os gestores direcionados para o marketing, têm a mente direcionada em como agradar cada vez mais aos clientes e transformá-los em frequentadores habituais. Suas principais preocupações são a consistência da comida, o atendimento ao cliente, o treinamento de funcionários, a qualidade dos alimentos, a limpeza, etc..
Gestores que têm a mente direcionada ao marketing, muitas vezes, têm custos mais elevados do que aqueles que têm o direcionamento da gestão baseado em números, mas no final conseguem ter mais clientes (e vendas). Quando há alguma retração de mercado, é mais fácil para os gestores focados em marketing cortar despesas, ao contrário daqueles focados em números, pois no segundo caso restaurante já está tão “encolhido” que não há mais onde cortar, com o agravante de ter menos clientes e vendas para trabalhar.
Em resumo: é óbvio que você quer encontrar o equilíbrio certo entre uma gestão de marketing e de números. Mas nunca esqueça a parte da equação que realmente impulsiona a rentabilidade e sucesso a longo prazo.
Afinal, o que você prefere: 25 clientes pagando R$ 1,00 a mais para ter um molho especial em seu sanduíche, ou 100 clientes recebendo o mesmo molho gratuitamente?
Que tipo de gestor você é? E como isto está afetando o sucesso do seu restaurante?
Com informações do Blog do Banas.

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