As ações de marketing são essenciais para o sucesso da empresa no mercado, mas elas precisam ser renovadas quando é hora. Já diz o ditado “sucesso no passado não garante conquistas no futuro”. Mesmo que uma ação tenha dado certo uma vez, não quer dizer que ela dará certo no futuro. É importante que as estratégias se renovem periodicamente, antecipando-se aos concorrentes e trazendo novos e melhores resultados.
Abaixo você encontrará dicas que vão ajudá-lo a perceber sinais que dirão quando seu marketing está ultrapassado.
Confira:
Sinais internos
Indicadores de gestão irão ajudá-lo, identifique se houve uma diminuição no fluxo de clientes, nas vendas, migração para concorrentes, etc. Esses índices irão lhe mostrar que sua estratégias está ruim, e que talvez seja hora de mudá-la. Verifique também o ciclo médio de vida dos produtos. Se este indicador tornar-se longo, gerará produtos encalhados e promoções indesejáveis que comprometem o lucro. Outros sinais internos importantes: índice de vendas perdidas, erosão na base de clientes, perda de quota de mercado, aumento de custos e redução de rentabilidade.
Sinais externos
É importante entender que o declínio de participação de mercado pode ser lento, como no caso das máquinas de costura e carburadores automotivos, ou pode ser rápido como foi o caso de impressoras matriciais e vídeo cassetes. As vendas podem despencar a zero ou congelar em um nível baixo.
Nesses casos, fique atento à menor eficiência das atividades de marketing da sua empresa e maior sensibilidade às atividades de marketing dos concorrentes. Avanços tecnológicos, mudanças no comportamento do consumidor, reconhecimento de marca, mudanças na legislação, acirramento da concorrência nacional e internacional podem provocar excesso de capacidade, redução de preços e erosão nos lucros.
Com informações da Exame
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