sexta-feira, 21 de setembro de 2012
Aprenda a estimar corretamente o preço pelo produto ou serviço oferecido
Na hora de abrir um negócio todo empreendedor deve ter em mente o preço que ele deseja estipular para o produto ou serviço que vai ser oferecido por sua empresa. Porém antes de fazer isso, você deve ter atenção a algumas coisas, pois se não houver planejamento pode haver dores de cabeça.
"Realmente é muito difícil formatar preços, é quase uma arte. Mas com algumas premissas é possível chegar a um bom valor", afirma José Eduardo Amato Balian, professor de Economia da ESPM, São Paulo. Ele diz que o cálculo deve ter como base não só o lucro, mas também todos os custos da empresa, quaisquer que sejam.
Custo e lucro
"O custo é o primeiro passo. A ideia é que ele consiga no mínimo cobri-lo", orienta o professor. Quando for calcular valor do custo, o empresário deve estar ciente aos gastos que a primeira vista podem parecer invisíveis, como taxas de entrega, armazenamento, impostos e encargos (inclusive os anuais).
Conceitualmente a margem de lucro é o que sobra do valor da venda, menos o custo da mercadoria, do trabalho e das despesas fixas e variáveis. O lucro deve remunerar o capital investido e o mínimo desejável é de 2% a 4%.
Preço de mercado
Se o empreendedor quer um valor justo para o cliente e que traga retorno ele deve realizar antes pesquisa sobre o mercado, concorrência, público e assim gerar um preço de mercado. "Ele precisa analisar quanto os concorrentes cobram para ter uma referência de quanto ele deve cobrar", aconselha José Eduardo.
Terminado isso, você deve analisar o serviço ou produto que sua empresa irá oferecer. Você pode anunciar o mesmo produto de várias formas diferentes para diversos tipos de públicos. Um exame médico, por exemplo, tem um valor. Se você vai retirar é um, se você recebe em casa é outro. O serviço adicional deve ser cobrado mais caro", exemplifica José Eduardo.
Produto ou serviço intelectual
Caso o produto ou serviço que você irá oferecer seja “intelectual”, o valor final deve levar em consideração o valor cobrado pela concorrência e o número de horas trabalhadas. "Serviço intelectual é mais complicado. O profissional deve levar em conta as horas dedicadas, e, em função disso, fazer um dimensionamento como se fosse um produto qualquer", orienta José Eduardo.
Com informações do Terra
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