Faz parte do perfil dos empreendedores sonhar alto e vislumbrar um futuro
maravilhoso para a empresa com realizações e muito sucesso. O problema é que
apenas sonhar alto não vai ajudar o desenvolvimento do dia a dia do
negócio. O empreendedor precisa transformar o sonho (algo intangível) em
ações concretas que o ajudarão a colocar em prática suas ideias.
Toda empresa é construída aos poucos, tijolo por tijolo, desafio por
desafio. A construção do alicerce que levará sua empresa à concretização de seu
grande sonho (que pode ser um faturamento considerável, a liderança do mercado,
a venda para grandes empresas etc.) precisa ser o foco dos primeiros anos, caso
contrário o sonho não se concretizará.
Mas quais seriam as bases deste alicerce? Alguns exemplos de ações que
permitirão a você levar sua empresa em direção ao sonho:
Sistema de gestão
Implemente um sistema de gestão no primeiro ano da empresa. Não deixe que a
agitação do dia a dia atrapalhe a organização, pois isso levará sua empresa ao
caos não controlado.
Não tente, no entanto, iniciar o negócio com excesso de controle, a não ser
que você já tenha experiência com o próprio negócio ou seja franqueado de
alguma rede de franquias consolidada.
O caos controlado ocorre quando os processos mais importantes do negócio ao
poucos vão ficando claros e, com isso, você poderá gerenciá-los de maneira
apropriada e no tempo certo. Não se frustre se muito do que planejou não sair a
contento, pois toda empresa em fase inicial sofre dos mesmos sintomas.
Sistema de metas
Crie um sistema de metas e recompensas para a equipe. Isso fará com que os
funcionários entendam seu papel e busquem superar os desafios.
Torne clara a missão
Mostre qual é o grande sonho, ou seja, aonde você, sua empresa e todos
poderão chegar. Compartilhar o seu sonho com a equipe é uma maneira eficiente e
transparente de conquistar seu comprometimento.
Construa parcerias
Desenvolva uma relação de cumplicidade com os fornecedores. Isso ajudará sua
empresa a desenvolver ações mais ágeis quando necessário e ao desenvolvimento
de uma parceria ganha-ganha, muito mais eficiente que apenas a relação
comercial fornecedor-cliente.
Clientes estratégicos
Invista em clientes estratégicos que poderão trazer outros clientes. A
indicação ainda é uma das maneiras mais eficientes para se conquistar clientes
e fazer o negócio crescer.
Com o alicerce definido, sonhar alto pode se tornar um grande estímulo e
deixar de ser apenas um momento de utopia da maioria dos empreendedores.
Com informações da UOL
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