sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Conheça algumas vantagens de usar o mail marketing em relação a outras redes sociais




Existe um boato de que o mail marketing está chegando ao seu fim, este rumor provém do avanço das ações de marketing divulgadas pelas redes sociais. Mas será mesmo que o marketing social pode ser considerado um concorrente do já consagrado email marketing? Especialistas dizem que não, embora as redes sociais tenham um imenso potencial, principalmente quando se trata de construção de imagem, mas é preciso entender que as duas mídias não são inimigas e por isso não devem se anular.

Uma pesquisa feita pela Ipsos no primeiro semestre de 2012, analisou o comportamento de 19.216 mil usuários de internet em 24 países, e constatou que 85% dos usuários preferem usar o email para se informar e ter acesso a ofertas de produtos. A pesquisa revelou também que os usuários ainda utilizamo email marketing como o principal canal de relacionamento com as empresas, enquanto apenas 62% utilizam as redes sociais para os mesmos fins informativos.

Custo operacional
Comparando os gastos de uma empresa que utiliza o mail marketing, com uma que teria iniciativas publicitárias em outras mídias, a competição acaba ficando desleal. Segundo dados do Instituto Forrester, especializado em pesquisas do mercado de tecnologia, ao longo de um ano, juntas, as principais empresas norte-americanas gastaram cerca de 1,5 bilhões de dólares com campanhas de email marketing. O número isolado parece alto, mas quando comparamos com as outras mídias vemos uma avassaladora diferença. De acordo com a eMarketer, centro de pesquisas e análises de marketing digital, cerca 64 bilhões dólares foram gastos em anúncios na TV, 34 bilhões com jornais e revistas e outros 39 bilhões com publicidade online. Ou seja, o mail marketing continua sendo um meio de comunicação mais barato e com um alcance bem satisfatório.

Oportunidade
Marcas que almejam o sucesso com o público precisam estar presentes nos ambientes em que esse público circula, não é mesmo? Nos dias de hoje a internet é o ambiente mais adequado para atingir um grande número de pessoas. Muitos trabalham on-line com seus e-mails abertos por até 8 horas. Aproveitar essa audiência para enviar conteúdos relevantes diretamente para os emails acaba sendo uma ótima maneira de impulsionar as vendas online.

Compartilhamento nas redes sociais
Muitas ações em redes sociais podem não ser uma forma de publicidade direta, já que você não está efetivamente vendendo seus produtos, mas essa relação é muito importante para criar uma identificação do usuário com a sua empresa. É importante que os emails marketing também disponibilizem links que levam o usuário não apenas às redes sociais, mas também ao site da empresa em questão. Quando uma pessoa entra na sua rede social, passa a interagir com as ações da sua marca, criando um relacionamento de confiança.

Mensuração
Um dos grandes diferenciais do mail marketing é poder medir, com precisão o resultado e que alcance estão tendo suas ações. Em campanhas televisivas, por exemplo, você não consegue identificar o perfil do público que está assistindo. O mesmo ocorre nos anúncios impressos, que, mesmo veiculados levando em conta a segmentação, não oferecem a possibilidade de avaliar os impactos imediatos. Já com o email marketing, por meio dos relatórios oferecidos, em algumas horas já é possível enxergar quais mensagens foram abertas, por quem, que tipo de interesse gerou, entre outros. Com base nessas respostas, é possível traçar novas e específicas estratégias, gerando mais acessos e consequentemente, vendas para a sua empresa.

Com informações do site Administradores.

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