De acordo com o levantamento da ABF, o número de marcas cresceu 9,5% na comparação com 2010. Hoje, são 2031 empresas oferecendo franquias no mercado. Para Camargo, o aumento das microfranquias impulsionou este movimento. Já a quantidade de lojas teve um crescimento menor neste ano. Em 2011, a quantidade de unidades aumentou 7,8%, enquanto em 2010 o crescimento foi de 8%.
O setor de hotelaria e turismo foi o recordista de crescimento, com um impulso de 85,8% no faturamento. Em seguida está móveis, decoração e presentes (35%), esporte, saúde, beleza e lazer (24,3%), negócios e serviços (14,9%) e alimentação (14,5%). A área que foi menos favorecida no ano passado foi a de fotografia e gráficas, que cresceu só 5,9%.
No que se refere à distribuição das unidades, a região Sudeste continua a abrigar a maior quantidade de lojas, com 57,6%. O destaque é para o Nordeste que tem 15,6% das franquias abertas no país, contra 14,1% da região Sul. São Paulo continua na frente quando se trata dos locais sede de franquias – 51,1% das redes tem o estado como casa –, seguido pelo Rio de Janeiro (12,7%), Paraná (8,2%) e Minas Gerais (5,8%).
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