Frear por meio de ondas de rádio? Na feira alemã CeBIT, maior evento de tecnologia do mundo, estudantes de informática querem revolucionar o tráfego ferroviário na Europa, e a invenção foi mostrada através de uma bicicleta.
Alguns visitantes da CeBIT, em Hannover, são surpreendidos ao encontrar uma bicicleta entre os computadores portáteis, celulares e robôs exibidos. Mas com um olhar mais atento se percebe que o veículo não tem fios e nem cabos para frear. No lugar disso, usa sensores de pressão, transmissores e receptores sem fio para evitar que as rodas se movam.
O professor de Ciência da Computação na Universidade de Saarbrücken, Holger Hermanns, apresentou a tecnologia com cinco alunos na CeBIT. Mas a equipe de pesquisa pretende revolucionar o tráfego ferroviário na Europa. O motivo: os novos freios desta bicicleta são controlados por ondas de rádio e poderia ser usado no futuro para dirigir trens nos trilhos.
Pesquisa fundamental para o tráfego ferroviário
"A distância de frenagem de um trem é de cerca de 800m, em média", diz Hermann, que é diretor do Departamento de Sistemas Confiáveis de Software da Universidade de Saarbrücken. Seu trabalho é examinar se os programas de técnicas funcionam perfeitamente e sem problemas.
"A distância de frenagem de um trem é de cerca de 800m, em média", diz Hermann, que é diretor do Departamento de Sistemas Confiáveis de Software da Universidade de Saarbrücken. Seu trabalho é examinar se os programas de técnicas funcionam perfeitamente e sem problemas.
O especialista explica que a ideia é que, quando o primeiro trem parar, os outros trens sejam travados automaticamente. Assim, vários trens poderiam usar o mesmo segmento ferroviário, já que manteriam uma distância de 1 km entre eles. De acordo com Hermanns, essa tecnologia poderia permitir um maior número de trens em circulação e, portanto, tornar as viagens de trem mais baratas.
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