A chegada de novas tecnologias está criando um novo tipo de consumidor. Segundo a pesquisa "Retail Trend 2012", esses novos “clientes” estão pesquisando muito mais e são bem mais exigentes antes de consumir algum produto ou serviço.
Graças às novas tecnologias esse novo tipo de consumidor tem acesso a informações que podem dar uma gama de possibilidades sobre aquilo que ele deseja consumir. Pesquisas de preços, de produtos, serviços, facilidades de pagamento, etc.
Em entrevista ao portal InfoMoney, o diretor-geral da Voltage, Paulo Al-Assal declara: "Na Europa, por exemplo, vemos uma geração de consumidores que busca conveniência de maneira ampla. As marcas, por sua vez, tendem a reduzir a gama de produtos oferecidos, focando nos essenciais - uma tentativa concreta de ser ágil e eficiente. Esse consumidor quer comprar um número reduzido de produtos que resolvam as necessidades diárias. Há o anseio por uma vida mais simples, descomplicada".
Esses consumidores, principalmente da Europa e EUA, tem certo receio quanto à procedência dos alimentos. “Eles querem saber de onde vêm e, sobretudo, a história da empresa. Alguns varejistas, inclusive, têm investido em exposições interativas e educacionais destinadas a aproximar o cliente do processo de produção", comenta.
A sustentabilidade também gera preocupação nesse novo cliente. "Os novos consumidores prestigiam marcas com uma postura ética, que usem valores do passado aos avanços digitais do futuro. De modo geral, autenticidade é a palavra que mais define essa demanda do consumidor", afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário