A tecnologia está cada vez mais presentes nos restaurantes brasileiros, já está ficando comum você chegar em um restaurante, pega um tablet para visualizar a composição e as fotos de todos os itens do cardápio e envia a opção escolhida para a cozinha, com o auxílio do mesmo aparelho, que está conectado a uma rede Wi-Fi. Essa praticidade, começa a ficar presente em algumas capitais do País.
Um restaurante que adotou essa tecnologia é o “San Fusion Food”, especializado em comida oriental, a empresa optou pelo uso de um aplicativo que transforma o iPad em um cardápio eletrônico. Dessa forma, além de otimizar o atendimento, o San consegue eliminar os custos que teria com a impressão de cardápios.
“Se um item do cardápio está em falta ou vai mudar de preço, podemos ir até o computador central e fazer a alteração. Não precisamos, por exemplo, mandar imprimir novos cardápios. Essa mudança é uma tendência que vai crescer no mercado nos próximos anos”, afirma o empresário Xande Loureiro, que administra o restaurante com os sócios Jorge Santoro e Michel Benchimol.
Com o iPad, Loureiro explica que o cliente pode ver as fotografias das 80 opções do cardápio, nem sempre tão conhecidas do público pelo fato de fazerem parte das culinárias da China, Japão, Tailândia e Índia. Além disso, é possível enviar o pedido direto para a cozinha e acompanhar o valor final da conta.
Outro investimento em tecnologia capaz de reduzir os custos do San é o projeto de iluminação, assinado pela arquiteta Ana Loureiro, que utiliza apenas lâmpadas de LED. “A despesa com energia fica muito mais barata. E ainda temos 15 opções de cores para decorar o ambiente”.
Desde outubro de 2011, o Emporium Roma disponibiliza aos clientes a visualização do cardápio nos tablets. O aplicativo - desenvolvido por um programador da “casa” - ainda não permite o registro da solicitação a partir do equipamento, mas a gerente Kaitty Janaína explica que o desenvolvimento dessa melhoria já está em curso. “Nossa TI está trabalhando nisso. Em um futuro próximo queremos tornar possível o envio dos pedidos. Hoje o garçom manda a solicitação pelo PDA”, explica a gerente do restaurante.
Segundo Kaitty, o uso do sistema informatizado otimizou o trabalho e reduziu os custos com impressão de cardápios. A empresa conta hoje com mais de 40 tablets e pretende, ainda, criar um aplicativo para que o cliente peça o prato a partir de seu próprio celular ou tablet.
Com informações do site cozinhaprofissional.com.br
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