Estabelecer parcerias não é fácil, encontrar alguém competente, responsável e confiável é uma tarefa complicada, mas se o empreendedor tiver paciência e escolher cuidadosamente os resultados tendem a ser muito positivos. Fornecedores, clientes e até concorrentes podem ser parceiros, e essas colaborações trazem sucesso para todos.
O colunista Geoffrey James listou no site da Inc. algumas dicas que vão ajudá-lo a estabelecer parcerias mais construtivas, baseadas em uma conversa com Ed Rigsbee, autor do livro The Art of Partnering (“A arte de fazer parcerias”). Confira.
1 – Prepare-se para ceder uma parte do controle
Saiba que fazer uma parceria significa que sua vulnerabilidade aos fracassos do parceiro aumenta, embora você prefira estar no controle, você vai ter sempre que compartilhar conhecimentos sobre limitações e outras fraquezas da empresa.
2 – Entenda seus pontos fortes e fracos
Antes de fazer uma parceria, pense com muito cuidado quais benefícios ela pode trazer, o que você e sua empresa podem trazer de bom, assim como o parceiro, fazendo isso, você garante que você não tenha prejuízos e evita dores de cabeça futuras. A maneira mais fácil de verificar isso é por meio de uma análise SWOT.
3 - Escolha o parceiro correto.
Procure empresas ou profissionais que tenham fraquezas que sejam as suas forças e vice-versa. Por exemplo: se você tem ótimos produtos, mas pouca experiência em vendas, pode procurar um negócio que tenha produtos medianos, mas uma história de sucesso em vendas. É importante também avaliar a abertura que a outra empresa tem para estabelecer uma parceria.
4 - Chegue a um consenso.
Uma vez que você tenha levado a ideia da parceria à outra parte, desenvolva um acordo que diga quem vai fazer o que e quando vai fazê-lo. Se a parceria é formal, será necessário fazer um contrato. Mas, mesmo que ela seja mais informal, é importante fazer um documento escrito com todas as atividades, expectativas e responsabilidades de cada parceiro.
5 – Adote um código de ética
Se coloque no lugar do seu parceiro, veja se você é o parceiro que você gostaria de ter. A ética é o que vai segurar essa parceria, e isso é muito importante quando a empresa passa por uma situação de crise.
6 – Faça mais do que o acordo
Toda parceria envolve confiança, e a melhor maneira de aumentar isso é entregar sempre um pouco mais do que você disse que entregaria.
7 – Seja paciente
Se os problemas começarem a surgir, não se entregue à raiva ou à frustração. Faça um esforço para ajudar seu parceiro. Evite levar desavenças para os tribunais. O resultado de um processo pode representar pouco para você financeiramente.
8 – Monitore e meça
Uma das maiores razões de fracassos nas parcerias e a má comunicação, assim como gerir uma empresa, o monitoramento que dá a base para a comunicação eficaz. Procure fazer um esforço para que os dois possam monitorar a relação em todos os níveis. Quando um desafio aparecer, vocês dois poderão trabalhar juntos para ultrapassá-lo.
9 - Comemore sempre
É importante dar “combustível emocional” para a parceria. Conforme ela progredir, você e a outra parte precisarão investir tempo e energia para manter e fortalecer o relacionamento. A maneira melhor e mais fácil de fazer isso é celebrar – mesmo – toda vez que a parceria conquistar algo importante.
Com informações do site papodeempreendedor.com.br
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