segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Conheça algumas dicas para focar no seu público alvo

Toda empresa tem seu público alvo, o cliente ideal. O empreendedor canadense Matthew Toren disse: “Há uma grande diferença entre visitantes e clientes”. Ou seja, sua empresa tem um público específico, foque nele e tenha sucesso.

Segundo Matthew, a lógica é bem simples: Você prefere que o site da sua startup tenha 10 mil visitantes mensais com uma taxa de conversão de vendas de 10% ou que ele atraia 100 mil usuários, dos quais apenas alguns resolvem comprar algo?

Este assunto é fonte de debate entre muitos especialistas e empreendedores em geral. Frequentemente, eles investem muito tempo, energia e dinheiro para direcionar fluxo para seus sites, apenas para descobrir que as pessoas atraídas não são o público-alvo da marca.

Pensando nisso, Toren listou cinco dicas que você possa seguir para focar no seu cliente ideal.

1 Seja um solucionador de problemas

Lembre-se, sua empresa deve resolver as necessidades do cliente, não apenas fornecer produtos ou serviços. Se sua empresa for um restaurante, o cliente não quer apenas matar a fome, ele quer um bom atendimento, quer um banheiro limpo quando precisar, etc. O segredo é achar um negócio que tenha problemas que você realmente goste de solucionar.

2 – Entre na mente do seu cliente

As pessoas não fazem compras apenas porque precisam de coisas, e sim para satisfazer algo mais profundo dentro de si. Geralmente, é o sentimento que um consumidor associa ao produto que faz com que decida ou não fazer a compra. Todo mundo precisa de um par de sapatos, mas não é qualquer sapato que saciará esta necessidade. É aqui que entram o branding, a reputação e o serviço ao consumidor.

Na realidade, é esta a motivação da existência do marketing. Descubra o que interessa e anima o seu público-alvo.

3 Onde estão os seus clientes?

Determine onde está seu cliente ideal. A internet e as redes sociais são ótimas para descobrir seu público alvo. O comportamento online pode indicar quais sites eles frequentam, as redes sociais que preferem etc. Uma vez que você sabe onde encontrar o seu público-alvo, pode focar nos locais em que é preciso uma presença forte. Isso assegura movimento na direção de clientes que estarão prontos para receber o  seu produto, e impede que você perca o seu tempo com tentativas frustradas, que são caras e ocupam muito tempo.

4 – Você realmente conhece seus clientes?

Pesquise sobre seus clientes, saiba quais são seus gostos, suas preferências, seus hábitos, etc. O importante é aprender sobre eles e se adaptar a isso. Se você usar tempo para acumular este tipo de informação, você conseguirá ter uma ideia mais nítida de quem é o seu consumidor.

5 – Feche o negócio


Ao conhecer os seus consumidores e entender onde estão e como pensam, você pode projetar uma campanha de marketing online que tenha apelo especial para as pessoas a quem você quer vender a sua marca. Se você for um solucionador de problemas, você é forçado a se conhecer melhor e saber quais são os pontos fortes e fracos da sua marca. Porém, entender com quem você quer interagir online é o que determina o sucesso do negócio.

Com informações do site Papo de Empreendedor.

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