Mesmo não fazendo parte do grande negócio envolvido nos maiores e mais importantes eventos carnavalescos, uma pequena empresa pode e deve se preparar para ganhar dinheiro no período. “É uma cadeia produtiva que envolve diversas facetas e também com espaço para os pequenos”, avalia o diretor do curso de administração com ênfase em gestão do entretenimento e professor do curso de Gestão do Carnaval da ESPM-RJ, Marcelo Guedes.
O consultor de marketing do Sebrae-SP, Gustavo Carrer, vê na movimentação das pessoas uma grande oportunidade. Ele destaca o comércio associado a serviços de alimentação e hotelaria como áreas promissoras. Além disso, prestadores de serviço de salão de beleza também podem se beneficiar da folia.
Cuidados
Numa época em que a quantidade de atendimentos pode aumentar exponencialmente, é sempre preciso estar atento à segurança. “Para ajudar a atender a demanda, pode-se contratar mão de obra temporária ou até seguranças”, avalia o consulto do Sebrae-SP.
Dicas
Os especialistas destacaram três dicas para empresários que desejam aproveitar o período da melhor forma.
Organize a loja: para o consultor de marketing do Sebrae, colocar produtos com alusão à época, que podem ser de interesse de quem deseja cair na folia pode ser uma forma de lucrar. “É bom usar o tema para vender, seja apenas na forma de expor os produtos, com destaque para aqueles que chamem o público, como serpentinas, confetes, cornetas e fantasias, com também na criação de promoções alusivas ao tema”.
Amplie o horário de funcionamento: caso a loja fique no caminho do circuito de algum bloco de rua ou próximo a pontos de shows e festas, você pode estabelecer um horário especial para que o estabelecimento funcione até mais tarde ou abra mais cedo, de acordo com a programação carnavalesca.
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