A fase das entrevistas e dinâmicas de grupo acabou e finalmente você está empregado. Parabéns! Agora é relaxar e curtir o novo emprego. Bem, sim e não. Os primeiros 90 dias em uma nova empresa são cruciais para construir sua imagem profissional. Embora você possa melhorar sua reputação e ampliar seus contatos no decorrer da sua trajetória na companhia, começar com o pé direito facilita esse processo.
A americana Mary Barra, CEO da General Motors, postou em seu perfil no LinkedIn algumas atitudes que ela se preocupa em tomar nos primeiros 90 dias de um novo trabalho ou em um novo cargo.
1. Se focar no cliente
Se você trabalha em contabilidade, engenharia, vendas ou até mesmo se você for um vice-presidente lembre-se que ao focar no cliente você vai obter um desempenho melhor. As necessidades do seu cliente devem direcionar cada decisão que você tomar. Se o desejo do cliente não estiver refletido em sua nova posição, você precisa encontrar alternativas – em seus primeiros 90 dias e todos os dias depois- para garantir que isso se torne possível.
2. Ouça a sua equipe
É durante os 90 primeiros dias que você tem as melhores oportunidades de ganhar o respeito e a confiança das pessoas com quem você trabalha. As pessoas não se importam com o seu conhecimento ou experiência até que saibam que você se importa com elas. Esteja aberto, busque soluções e procure ouvir mais do que falar. Quando você valoriza o que os outros dizem, eles começam a se abrir e o fluxo de ideias leva a melhores resultados.
3. Fortaleça a sua equipe
Uma das suas responsabilidades como líder é manter as pessoas certas em sua equipe. Esperar e exigir um compromisso total de todos. Se você não tiver as pessoas certas, você não está fazendo seu trabalho. Se você tem um funcionário cuja infelicidade está atrapalhando os resultados da equipe é melhor ajudá-lo a encontrar a felicidade em outro lugar.
4. Assuma a responsabilidade
Se você herdar um problema com o seu novo trabalho, procure não caracterizá-lo como legado do seu antecessor. Nunca se esconda atrás do seu status de novato ou utilize-o como desculpa para adiar o que precisa ser feito. Tomar a responsabilidade do problema, desenvolver um plano para corrigi-lo e enfrentá-lo de frente é o que se espera. A reputação de sua equipe não depende apenas do que você faz bem, mas o que você faz se algo der errado.
5. Se adaptar e aprender
No final do dia, muitas vezes o seu sucesso não será determinado apenas por quão boa é a sua estratégia, mas sim quão bem você se adapta para atender às necessidades de mudança do mercado. Adaptação na verdade se resume a uma coisa: liderança. E uma grande parcela da liderança é ser capaz de olhar além do horizonte e antecipar as mudanças que virão.
Fonte: Exame
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