quarta-feira, 26 de junho de 2013

Veja como o layout do restaurante influencia no seu sucesso



Alguns empreendedores procuram evitar, achando que é desnecessário, mas uma das etapas mais importantes na construção de um restaurante é a definição do seu layout na planta baixa, mesmo assim, empresários inexperientes preferem cuidar disso por conta própria, o que pode ser um erro.

É importante ter em mente que o layout de todo o restaurante pode influenciar diretamente nas vendas e consequentemente no futuro do negócio, podendo torná-lo promissor ou um verdadeiro fiasco.

Pensando nisso, o site Gestão de Restaurantes listou algumas dicas que vão ajudar você a organizar seu layout.

- Seja fiel ao conceito

Não existe um padrão único quando se trata desse tipo de projeto, cada conceito é único e tem necessidades próprias. Por isso, seja fiel ao seu conceito, não adianta criar um restaurante especializado em jantares românticos e tratá-lo como se ele fosse um local de lanches casual.

- Seja flexível

Mesas de diferentes tamanhos são essenciais para reduzir o tempo de espera. Acomodar mais duas pessoas em uma mesa para seis é facilmente resolvido agregando uma mesa de dois lugares. Já em locais onde só se possuem mesas de 4 lugares, uma reserva de 6 pessoas sempre ocupará duas mesas de quatro lugares, deixando dois lugares inutilizados e espaço perdido.

- Reduza a lentidão

Uma sugestão é não deixar a área do Buffet, cozinha ou bar muito distantes das mesas (mais que 18 metros). Em geral ter uma área de servir mais longe do que isto é um convite ao serviço lento, comida fria, e pobre em reposição de bebidas, trazendo insatisfação da clientela.

- Tente ancorar suas mesas

Geralmente, os clientes costumam sentar-se com, pelo menos, um dos lados das suas mesas "ancorados" por paredes ou outras estruturas. Assim, eles olham para o salão do restaurante e veem o movimento.

- Nem tão perto, nem tão longe.

Um pesquisa realizada pela Escola de Administração e Hoteleira da Universidade de Cornell nos Estados Unidos, revela que o consumo das mesas também estão relacionados à distância entre elas. Mesas muito próximas umas das outras, causam desconforto ao cliente, levando-o a ficar menos tempo e consumindo menos do que em locais onde há pelo menos 1 metro de distância entre as mesas.

- Crie alguns pontos aconchegantes.

Torne seu restaurante mais confortável, divida o estabelecimento em pequenas áreas de jantar. As pessoas querem se sentir como se estivessem em um lugar que está bem movimentado e não num enorme salão largado.

- Não assopre-os para longe.

Caso o seu restaurante tenha área externa, analise com seu engenheiro se o ar do exaustor vá em direção das mesas ou área de espera.

- Deixe o trânsito fluir.

A preparar uma planta do seu estabelecimento analise o fluxo de trabalho e de clientes para evitar congestionamento de pessoas dentro do estabelecimento. Em restaurantes self-service por exemplo, evite colocar trajetos para cozinha e banheiro cruzando com o fluxo do Buffet

Com informações do site Gestão de Restaurantes.

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