É importante ter em mente que o layout de todo o restaurante pode influenciar diretamente nas vendas e consequentemente no futuro do negócio, podendo torná-lo promissor ou um verdadeiro fiasco.
Pensando nisso, o site Gestão de Restaurantes listou algumas dicas que vão ajudar você a organizar seu layout.
- Seja fiel ao conceito
Não existe um padrão único quando se trata desse tipo de projeto, cada conceito é único e tem necessidades próprias. Por isso, seja fiel ao seu conceito, não adianta criar um restaurante especializado em jantares românticos e tratá-lo como se ele fosse um local de lanches casual.
- Seja flexível
Mesas de diferentes tamanhos são essenciais para reduzir o tempo de espera. Acomodar mais duas pessoas em uma mesa para seis é facilmente resolvido agregando uma mesa de dois lugares. Já em locais onde só se possuem mesas de 4 lugares, uma reserva de 6 pessoas sempre ocupará duas mesas de quatro lugares, deixando dois lugares inutilizados e espaço perdido.
- Reduza a lentidão
Uma sugestão é não deixar a área do Buffet, cozinha ou bar muito distantes das mesas (mais que 18 metros). Em geral ter uma área de servir mais longe do que isto é um convite ao serviço lento, comida fria, e pobre em reposição de bebidas, trazendo insatisfação da clientela.
- Tente ancorar suas mesas
Geralmente, os clientes costumam sentar-se com, pelo menos, um dos lados das suas mesas "ancorados" por paredes ou outras estruturas. Assim, eles olham para o salão do restaurante e veem o movimento.
- Nem tão perto, nem tão longe.
Um pesquisa realizada pela Escola de Administração e Hoteleira da Universidade de Cornell nos Estados Unidos, revela que o consumo das mesas também estão relacionados à distância entre elas. Mesas muito próximas umas das outras, causam desconforto ao cliente, levando-o a ficar menos tempo e consumindo menos do que em locais onde há pelo menos 1 metro de distância entre as mesas.
- Crie alguns pontos aconchegantes.
Torne seu restaurante mais confortável, divida o estabelecimento em pequenas áreas de jantar. As pessoas querem se sentir como se estivessem em um lugar que está bem movimentado e não num enorme salão largado.
- Não assopre-os para longe.
Caso o seu restaurante tenha área externa, analise com seu engenheiro se o ar do exaustor vá em direção das mesas ou área de espera.
- Deixe o trânsito fluir.
A preparar uma planta do seu estabelecimento analise o fluxo de trabalho e de clientes para evitar congestionamento de pessoas dentro do estabelecimento. Em restaurantes self-service por exemplo, evite colocar trajetos para cozinha e banheiro cruzando com o fluxo do Buffet
Com informações do site Gestão de Restaurantes.
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