sexta-feira, 21 de junho de 2013

Pequenos negócios estão mais confiantes com rumo da economia


Uma pesquisa realizada pelo Sebrae revelou que os micro e pequenos empresários estão mais confiantes em relação ao rumo da economia brasileira. O Índice de Confiança dos Pequenos Negócios registrou crescimento de 3,6% em maio, na comparação com o mesmo período do ano passado, chegando a 116 pontos.

O ICPN é medido em uma escala que varia de 0 a 200. Acima de 100, o indicador aponta tendência de expansão das atividades, enquanto abaixo desse valor direciona para possível retração.

Os microempreendedores individuais e o setor da construção são os mais confiantes nesse crescimento econômico. Eles apresentaram, respectivamente, um ICPN de 118 e 120. Quando analisado o resultado por região, o empresariado de estados do Norte foram os que demonstraram maior otimismo em maio.

Para o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, a alta pode ser explicada pelo recorde no volume de crédito e o aumento na renda média dos trabalhadores "que tiveram um papel fundamental para esse crescimento da confiança dos donos dos pequenos negócios."

Faturamento

O estudo revelou também que em maio o nível de atividade dos pequenos negócios teve um aumento de 19% se comparado com janeiro deste ano e de 10% se comparado com abril do ano passado.

Para os próximos meses, a expectativa de 91% dos entrevistados é de aumento ou estabilidade do faturamento. Os setores que se mostraram mais confiantes foram os de Comércio e Serviços e as regiões onde maior número de micro e pequenas empresas espera ampliar seus negócios foram Nordeste e Sul.

Com informações do site Infomoney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário