Estudo do Gartner diz que colabora para formar esse quadro o crescente uso de smartphones e o aumento nas vendas de tablets.
O número de conexões móveis em todo o mundo chegará a 5,6 bilhões em 2011, 11% acima das 5 bilhões de conexões registradas em 2010. Os números são do instituto de pesquisas Gartner e mostram ainda que o faturamento total com serviços de dados móveis chegará a 314,7 bilhões de dólares em 2011, incremento de 22,5% com relação ao faturamento de 257 bilhões de dólares do ano anterior.
De acordo com Jessica Ekholm, principal analista de pesquisa do Gartner, o tráfego de dados móveis vai aumentar significativamente. “Mais pessoas terão acesso às redes de dados e há migração para os smartphones e aumento nas vendas de tablets”, pontua. Os números reforçam essa visão. As conexões vão apresentar crescimento regular até 2015, quando chegarão a 7,4 bilhões e o faturamento com dados móveis a 552 bilhões de dólares.
Como resultado do incremento de conexões móveis, haverá mais demanda das redes de dados dos provedores. Segundo o Gartner, diante desse cenário, os planos de dados deixarão de ser vistos como uma oferta a mais e serão considerados essenciais.
“Os provedores de serviços de comunicação (CSPs) vão começar a ter ofertas de planos de informações mais flexíveis e personalizados, o que poderia ajudar a capturar maior base de usuários de dados móveis”, afirma o instituto.
Na opinião de Sylvain Fabre, diretor de pesquisas do Gartner, as prestadores devem encontrar soluções inteligentes de gerenciar a crescente demanda por dados. Em última análise, será o consumidor quem escolherá o conteúdo que deseja utilizar.
Com informações da Redação da Computerworld
Nenhum comentário:
Postar um comentário