Há negócios com investimento inicial a partir de R$ 11,7 mil em diversas áreas
Quem que opta por abrir por uma franquia tem grandes vantagens: não é necessário criar uma marca, pois ela já existe. Tampouco é preciso padronizar o ponto de venda, os produtos e serviços oferecidos e o atendimento – tudo fica especificado em um manual. Basta seguir o que está escrito.
Mas essa conveniência não é de graça. Para contar com as vantagens do sistema, os franqueados precisam pagar uma taxa de franquia ao assinar o contrato e, todo mês, arcar com royalties. Mas não há razão para pânico. Hoje, há redes com valores de investimento bastante convidativos, mesmo com as taxas.
Abaixo, você pode conferir informações sobre as franquias mais baratas do Brasil. As informações são do Guia de Franquias 2014/2015, elaborado por Pequenas Empresas & Grandes Negócios em parceria com o Serasa Experian. Confira:
10ª) Dr. Jardim
A Dr. Jardim é a décima rede mais barata do país, segundo o Guia. O franqueado da rede presta serviços de manutenção de jardins, piscinas e gramados esportivos, além de poder trabalhar na implantação de projetos paisagísticos. O investimento inicial mínimo em uma franquia da Dr. Jardim é de R$ 30 mil. Saiba mais sobre os custos de implantação da rede aqui.
9ª) Net Branding
Fundada em 2012, a Net Branding é voltada a empreendedores que querem ajudar empreendedores. A rede trabalha na capacitação de micro e pequenos empresários, por meio de treinamentos corporativos, recursos audiovisuais e apostilas. Não é necessário ter um ponto de venda, então o franqueado pode trabalhar em casa. O investimento total na implantação do negócio é de a partir de R$ 29,5 mil. Mais informações podem ser encontradas neste link.
8ª) College Personal English
Formado em inglês com certificados das universidades de Cambridge e Michigan, João Araújo trabalhou como professor do idioma em diversos colégios. Em 1995, ele montou sua própria escola de ensino da língua inglesa, em Uberlândia (MG). Como notou uma saturação do mercado direcionado a crianças e adolescentes, Araújo focou no ensino de universitários. Apesar das aulas presenciais, o principal meio de atuação da College Personal English é a possibilidade de fazer cursos online. O investimento inicial mínimo em uma unidade é de R$ 27 mil. Todos os custos de implantação estão na página da College no nosso canal de franquias.
7ª) Objetiva Soluções
Após ser demitido da empresa em que trabalhou por sete anos, Arilson Prando Santiago decidiu empreender. Ele verificara uma necessidade crescente das empresas varejistas: a de automatização dos processos. Em 2001, Santiago fundou em Linhares (ES) a Objetiva Soluções, empresa especializada na venda de software de automação comercial. Com a adesão ao sistema de franchising, que permite a atuação home-based, os franqueados da Objetiva vendem diretamente a profissionais da área de administração, TI e outras empresas que distribuem esse tipo de sistema, possibilitando a oportunidade de aumentar seu mix de produtos. Uma operação da Objetiva custa pelo menos R$ 25 mil. Veja mais informações aqui.
6ª) SeuEvento.Net
Rafael Grizzo atuava como consultor quando precisou ajudar um cliente a organizar um grande evento. Como teve grande dificuldade para encontrar uma boa empresa no ramo, uniu seu conhecimento em marketing direto a essa necessidade de mercado para criar, em 2007, a SeuEvento.Net. A empresa tem um guia online de fornecedores que funciona como um shopping virtual. A proposta é que qualquer pessoa organize festas em poucos minutos, com controle total de gastos. Os franqueados administram portais com fornecedores de uma região específica. Para se tornar um franqueado, é preciso gastar R$ 23,5 mil. Todos os custos de implantação estão aqui.
5ª) Estagilize
Aristides Ianelli Junior queria facilitar a entrada de estudantes no mercado de trabalho. Apesar de existirem muitas agências de emprego, ele notou a carência de facilitadores especializados na contratação de estagiários – algo que demanda um entendimento da legislação que regula a prática. Em 2002, ele fundou em São José do Rio Preto (SP) a Ideal Estágios, uma agência de integração entre empresas, escolas e estagiários. No ano passado, o nome da empresa mudou para Estagilize. Uma operação desta franquia custa no mínimo R$ 12,5 mil reais. Saiba mais sobre a Estagilize neste link.
4ª) Webzero
A empresa foi criada em 2004, na cidade de Ourinhos (SP), para atender a empresas que queriam usar a internet como vitrine para seus negócios. Com a proposta de desenvolver sites e lojas virtuais para empresas do interior paulista, o empreendimento fundado por Jean Carlos cresceu, e o empreendedor decidiu franquear sua iniciativa. Nesse modelo de franquia virtual, a franqueadora gerencia a parte jurídica, o desenvolvimento dos sites, as lojas virtuais, os sistemas e os demais produtos, enquanto os franqueados ficam responsáveis por prospectar e atender aos clientes em sua área de atuação. O investimento inicial em uma franquia é de R$ 18,8 mil. Veja neste link os custos detalhados de implantação.
3ª) Franquia Portal da Cidade
A Franquia Portal da Cidade nasceu de uma ideia simples: disponibilizar, para o maior número de cidades possível, um espaço virtual para a divulgação de conteúdo 100% regional. Os franqueados da rede se tornam os responsáveis por um portal em sua região. O investimento mínimo é de R$ 16,3 mil.
2ª) Eventt
Fundada em 2010, a Eventt é voltada para a publicidade, em telas de TV, em estabelecimentos comerciais. O sistema de franquias foi instituído em 2013, e as unidades franqueadas se responsabilizam pelas instalações dos monitores que transmitem as propagandas. Todas as campanhas veiculadas nos monitores são criadas pela franqueadora. O investimento em uma operação é de pelo menos R$ 15,2 mil. Mais custos de implantação estão neste link.
1ª) Test Trainer
A rede mais barata do Guia de Franquias é voltada para personal trainers que querem se associar a uma marca consolidada. O investimento na franquia, segundo o Guia, é de R$ 11,7 mil.
Fonte: Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios
Nenhum comentário:
Postar um comentário